ESTACIONAMENTO DO JARAGUÁ
Profissionais de saúde fazem protesto para lembrar 50 mil mortes
Ato ocorreu em defesa do SUS e em solidariedade às famílias
Profissionais de saúde de Alagoas, do movimento Médicas e Médicos pela Democracia realizaram na manhã deste domingo, 21, um ato simbólico no estacionamento do Jaraguá, em frente à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), em Maceió.
O grupo chamou atenção da população e das instituições para as mortes evitáveis e para a negligência do governo federal frente à pandemia do novo oronavírus (Sars-CoV-2).
Além disso, o ato ocorreu em defesa do SUS e em solidariedade às famílias, amigos e colegas profissionais de saúde que morreram por Covid-19.
As médicas e médicos levaram 50 cruzes para o local, onde foram deitadas, simbolizando os 50 mil mortos por Covid-19 no Brasil. O protesto ocorreu simultaneamente em diversas capitais brasileiras.
O Brasil é o segundo em número de casos e de mortes por Coronavírus no mundo, além de ser o país com o maior número de mortes de médicas e médicos (139) e de enfermeiros e enfermeiras (190), de acordo com os dados do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
O grupo não promoveu aglomeração com a manifestação pacífica e os profissionais que participaram do ato foram orientados sobre a utilização de equipamentos de proteção, distanciamento e atenção ao próprio estado de saúde.
Publicidade