REPERCUSSÃO
Secretário de Turismo de Maceió se choca ao saber que usar suástica é crime e acaba exonerado

Um questionamento sobre a criminalização da suástica, símbolo do nazismo, feito pelo secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, em sua conta no Twitter nesta quinta-feira, 17, ganhou repercussão nacional e resultou em seu desligamento da pasta municipal.
“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a suástica é crime no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, disse o agora ex-secretário em sua conta oficial no Twitter.

Após a postagem viralizar, Ricardo Santa Ritta apagou sua conta na rede social, mas os internautas printaram o conteúdo que viralizou rapidamente.
Na manhã de hoje, a Prefeitura de Maceió anunciou por meio do Twitter que o mesmo foi desligado do cargo após a repercussão do caso. O PDT, de Alagoas, também expulsou Santa Ritta do partido.
O comentário do ex-titular foi referente a um episódio nazista que ganhou destaque nacional na tarde de ontem. Um jovem com uma faixa com uma suástica nazista no braço foi expulso de um shopping em Caruaru, em Pernambuco. Clientes denunciaram para os seguranças e o nazista foi expulso do estabelecimento.
Vale lembrar que fazer apologia ao nazismo é considerado crime no Brasil, conforme diz a Constituição Federal de 1988, gerando de dois até cinco anos de cadeia.
Segundo estimativas recentes baseadas em números obtidos desde a queda da União Soviética em 1991, um total de cerca de onze milhões de civis e prisioneiros de guerra foram intencionalmente mortos pelo regime nazista.
Nazista no shopping de Caruaru pic.twitter.com/SK6OQRUc8q
— Pernambucoshitbot (@Peshitbot) June 17, 2021
Publicidade
Continua após a publicidade