Sintect-AL
Funcionários aprovam estado de greve e param atividades no dia 18 deste mês
Em assembleia realizada nesta noite (10), os trabalhadores dos Correios de Alagoas decretaram estado de greve e aprovaram o indicativo da paralisação por tempo indeterminado para o início da próxima quarta-feira, 18. A mobilização é contra o projeto que pretende liberalizar o serviço postal e viabilizar a venda da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).
Aprovado na Câmara dos Deputados (286 votos a favor, 173 contra e duas abstenções), na semana passada, o Projeto de Lei (PL) 591/21, que autoriza a privatização da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), com mais de 350 anos de funcionamento, aguarda ainda a análise do Senado. O texto diz que a União poderá vender a empresa e determina que os serviços postais considerados universais, como cartas, impressos e telegramas, deverão ser realizados por uma nova empresa chamada de Correios do Brasil. Além do PL, os trabalhadores votaram pelo início da campanha salarial da categoria.
Como o monopólio postal de cartas e impressos é assegurado pela Constituição Federal, o projeto diz que quem arrematar os Correios durante o leilão terá de operar os serviços postais com exclusividade pelo prazo máximo de cinco anos, mas com a possibilidade de prorrogação do período.
A exclusividade inclui serviços postais como atendimento, coleta, triagem, transporte e distribuição no território nacional e expedição para o exterior de cartas e cartões postais; serviço público de telegrama; e atendimento, coleta, triagem, transporte e distribuição no território nacional e expedição para o exterior de correspondência agrupada. A greve dos trabalhadores dos Correios está sendo discutida pelos sindicatos da categoria em vários estados. Entre as ações, as centrais sindicais avaliam a possibilidade de ocupação dos prédios da empresa em vários pontos do país.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.