EM Maceió
Servidores municipais fazem cálculos e defendem reajuste salarial de 8%
Negociações com a prefeitura não surtiram efeito; governo insiste em 4% parcelados
O Movimento dos Servidores Públicos do Município de Maceió apresenta e discute nova proposta para data-base de 2025 durante Assembleia Geral marcada para a próxima terça-feira,8. A possibilidade de paralisação das atividades deve ser observada na assembleia.
A categoria defende 8% de reajuste salarial e a criação de uma política de valorização salarial anual, que contempla a soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A) do ano anterior (2024), de 4,84%; e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de Maceió de 2023, que foi 3,2%. O percentual foi deliberado em Assembleia Geral no mês de janeiro, e não acolhido pelo Município naquela ocasião.
A Lei nº 7.631, de 14 de janeiro de 2025, que fixou a receita e a despesa do Município de Maceió para o ano de 2025, estima uma receita total da administração direta e indireta em R$ 4,8 bilhões. Do total desta receita, o montante de R$1.9 bilhão está destinado a despesas com pessoal e encargos sociais, o que representa 39,57% do orçamento para 2025, segundo cálculos dos sindicatos representantes das categorias.
Segundo as entidades, este valor está abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que permite gastos de até 54% da Receita Corrente Líquida para o Executivo, com uma margem prudencial de 51%.
"O orçamento demonstra capacidade fiscal para ofertar um reajuste salarial aos servidores, combinando recomposição e ganho real", afirma o movimento.
Os sindicatos rejeitaram a proposta ofertada pela secretária municipal de Gestão, Mary Anne de Souza, no dia 10 de março, durante uma rodada de negociação, que ofereceu reajuste de apenas 4% parcelados, sendo 2% a serem implementados em abril e 2% em outubro. Na terça-feira (8), a nova proposta, que contempla recomposição e ganho real, será submetida aos servidores.
Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió é composto pelas entidades:
Sindspref - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana de Alagoas @sindspref
Sindsaúde Maceió - Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió @sindsaude_mcz_oficial
Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas @sindacsalagoas
Sindas- AL - Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas
Sindatran-AL - Sindicato dos Agentes de Trânsito de Alagoas @sindatran.alagoas
Sintcomarhp - Sindicato dos Trabalhadores da Companhia Municipal de Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió
Sindguarda-AL - Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas
