BALNEABILIDADE ZERO
Poluição impede banho de mar em 13 trechos do litoral alagoano

A poluição urbana impede o banho de mar em 13 trechos do litoral alagoano, alguns deles em praias encantadoras. O boletim de balneabilidade produzido pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) aponta nesses locais excesso de bactérias Escherichia coli, que pode provocar infecções.
Segundo o IMA, as praias são consideradas próprias para o banhista quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, o resultado não exceder ao limite de 800 NMP (número mais provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
O boletim divulgado nesta sexta-feira, 19, mostra três pontos impróprios de praias no litoral Sul (em Piaçabuçu, Penedo e Barra de São Miguel, na foz do rio Ninquim. Em Maceió, os trechos que devem ser evitados para banho ficam nas praia do Pontal da Barra, Avenida, Jatúca e Cruz das Almas.
No litoral Norte, não é aconselhado mergulhar em trechos da orla de Maragogi, especificamente na fozes dos rios Salgado, Persinunga e do Rio Maragogi.
A Escherichia coli, também conhecida por E. coli, é uma bactéria que está naturalmente presente no intestino dos seres humanos e alguns animais. Porém, quando presente em outros sistemas, a Escherichia coli causa infecções, sendo uma das principais causas de infecções urinárias e intestinais. A falta de esgotamento sanitário é o meio poluidor predominante de contaminação das águas de praias, rios e mananciais.