JUSTIÇA
MP pede que Polícia Militar filme abordagens contra pessoas e veículos
Medida, segundo promotora, visa diminuir casos de abuso de autoridade
O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) recomendou ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Wellington Bittencourt, que sejam registradas em vídeo as abordagens realizadas por militares a pessoas, veículos e moradias.
Segundo portaria publicada hoje, 17, no Diário Oficial do órgão, a medida é para coibir supostos abusos praticados por integrantes das forças de segurança pública, inclusive nos programas "Força Tarefa" e "Ronda no Bairro".
A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Karla Padilha Rebelo Marques, titular da 62ª Promotoria de Justiça da Capital. "Nas situações em que houver impossibilidade da forma eletrônica, seja a abordagem excepcionalmente lavrada em documento interno da instituição", destacou.
O documento registrado tem como finalidade de "conter robusta comprovação fática capaz de expor detalhadamente o procedimento ou, ainda, através de instrumentos análogos de eficácia comprovada". Pede ainda que seja elaborada publicação oficial sobre a recomendação do MP-AL.
A pena de responsabilização por descumprimento ou desobediência, conforme a promotora, poderá resultar em processo de âmbito correcional.
Publicidade
Continua após a publicidade