ECONOMIA
Quase 20% das empresas do setor de alimentos de Alagoas operam em prejuízo
Pesquisa foi conduzida pela Abrasel com empresários do setor em fevereiroQuase 20% das empresas do setor de bares e restaurantes em Alagoas operaram em prejuízo em janeiro, aponta a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 11.
Em comparação com dezembro, houve um aumento de 5% no número de empresas operando no vermelho. A pesquisa foi conduzida pela Abrasel com empresários do setor entre os dias 19 e 26 de fevereiro em Alagoas.
Os dados revelam ainda que, 40% das empresas mantiveram-se estáveis, enquanto 43% registraram lucro. Entretanto, 41% dos estabelecimentos apresentaram desempenho inferior em janeiro em relação ao mês anterior.
O levantamento revela que 54% das empresas que abriram (69% permaneceram abertas durante o Carnaval) experimentaram um aumento no faturamento em comparação com o ano passado.
A pesquisa também indica que 36% dos estabelecimentos não puderam aumentar os preços nos últimos 12 meses, enquanto 53% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação. Apenas 11% conseguiram elevar seus preços acima da inflação.
Outro dado preocupante é que 35% das empresas têm dívidas em atraso, incluindo impostos federais (67%), impostos estaduais (35%), empréstimos bancários (26%), encargos trabalhistas e previdenciários (24%), serviços públicos (24%), aluguel (24%), taxas municipais (22%) e fornecedores de insumos (22%).