QUEDA
Alagoas está entre os 12 estados com estabilidade nos casos de dengue
Em quase 5 meses, Brasil chegou a 3,3 milhões de casosO número de casos de dengue está em queda no país e em 10 estados brasileiros. Em cinco estados, os casos de dengue estão em alta. Alagoas está entre as 12 unidades da federação com tendência de estabilidade no número de casos de dengue. Desde janeiro, 9,5 mil pessoas foram infectadas pela doença no estado. Na 15ª semana epidemiológica (período de 7 a 13 de abril), as autoridades de saúde contabilizaram 172 casos. O número de mortes confirmadas chegou a duas.
Os outros estados com tendência de estabilidade são Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.
As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde, durante o colóquio “Avanços e Perspectivas no Enfrentamento à Dengue”, promovido pela pasta, nesta terça-feira (17), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília (DF). Na reunião, o Ministério atualizou o cenário epidemiológico da dengue no país e debateu ações para prevenção e controle da doença.
Desde o começo deste ano já foram registrados 3,3 milhões de casos de dengue em todo o país. Até agora, o Ministério da Saúde já confirmou 1,4 mil mortes pela doença. Mas, segundo a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Ethel Maciel, o pico da epidemia já ficou para trás.
Segundo especialistas em arboviroses presentes no encontro, a tendência de queda está relacionada ao fator climático, já que o país se aproxima ao período mais seco e frio do ano — condições menos propícias para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ao longo de 40 anos, o período médio de duração das epidemias sempre variou entre 20 e 22 semanas.