Descompromisso Ambiental

Candidatos de Alagoas acumulam multas por crimes ambientais

Pelo menos 18 postulantes a cargos nas eleições municipais cometeram infrações, segundo o Ibama
Por Tamara Albuquerque 06/10/2024 - 10:32

ACESSIBILIDADE

Fotos Publicas/arquivo
Desmatamento em vegetação nativa
Desmatamento em vegetação nativa

Pelo menos 18 candidatos que disputam cargos eletivos em municípios alagoanos, este ano, cometeram crimes contra o meio ambiente, segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O levantamento é da Agência Tatu.

Entre as infrações, as que mais aparecem são desmatamentos, dificultar a regeneração natural de florestas ativas e destruição de vegetação nativa, como a caatinga. Os dados também se referem a candidatos que disputaram vagas em 2020, mesmo que não tenham sido eleitos. 

Em todo o país, o registro do Ibama mostra infrações deste tipo praticadas por 248 candidatos. Somente os cinco candidatos com maiores valores em multas de todo o Nordeste acumulam R$ 23,5 milhões, o que equivale a 74% do total de toda a região. É como se a cada quatro multas aplicadas, três fossem cometidas por um desses cinco candidatos. Do total, 114 desses políticos disputam a reeleição do cargo nas eleições atuais.

Ao observar os partidos dos infratores no país, a maior frequência é pelo MDB, com 39 candidatos autuados, enquanto o PSD possui 29 políticos e o PSB e o PP figuram com 24, cada um. O estado que possui o maior número absoluto de candidatos infratores é a Bahia, com 73 políticos. Em seguida, 42 candidatos do Ceará foram autuados pelo Ibama e, em terceiro lugar, o Maranhão com um total de 33 pessoas nessa condição.

Ao observar as infrações cometidas entre os estados, é possível perceber alguns padrões relacionados à localidade. Em Alagoas, por exemplo, muitas das descrições dos autos de infração estão relacionadas à destruição ou desmatamento de vegetação nativa da caatinga, bioma presente em 14 unidades de conservação do estado, segundo o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

Já na Bahia, estado que possui a terceira maior cobertura de vegetação nativa da Mata Atlântica (49,6%), segundo levantamento do MapBiomas, infrações relacionadas ao desmatamento desse bioma e ao transporte ou comercialização de carvão vegetal ou material lenhoso sem autorização de órgão competente são recorrentes nas descrições das infrações.

Confira quais candidatos acumulam multas por crime ambiental:

TEOFILO JOSE BARROSO PEREIRA - CRAÍBAS

CÍCERO LEANDRO PEREIRA DA SILVA - JUNQUEIRO

CRISTIANO MATHEUS DA SILVA E SOUSA - MARECHAL DEODORO

AGILSON FERREIRA BARROS- PIRANHAS

JOÃO MARCELINO DOS SANTO - PIAÇABUÇU

JORGE SILVA DANTAS - PÃO DE AÇÚCAR

JOSÉ GOMES DE FREITAS NETO - MURICI

DALMO MOREIRA SANTANA JUNIOR - PIAÇABUÇU

EZEQUIEL DE CARVALHO COSTA - DELMIRO GOUVEIA

CAUBI DAMARA DE O FREITAS FILHO - MURICI

DAVID KLEVISSON DA FONSECA SILVA PEDROSA - PORTO CALVO

MARIVALDO BARROS DE MELO -   PIAÇABUÇU

GERALDO REIS GUERRA (vice-prefeito) - INHAPI

EDILANE JANE ACIOLY DA SILVA - RIO LARGO

JOSAN FERREIRA LESSA - FELIZ DESERTO

EVERALDO SOLAND DE VASCONCELOS NETO - JAPARATINGA

JORGE DA SILVA LINS - PIAÇABUÇU

FAUSTO BATISTA - MURICI


Encontrou algum erro? Entre em contato