VEJA REGIÕES
Cidades de Alagoas têm baixa umidade relativa do ar e risco de queimadas
Condições se intensificam a partir desta terça-feia, principalmente no Sertão e AgresteA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alertou nesta terça-feira, 29, parauma significativa queda na umidade relativa do ar, especialmente nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e parte do Agreste. Essa condição deve persistir até pelo menos o dia 1º de novembro.
Segundo a Semarh, esse cenário se deve à presença de uma massa de ar seco e quente. Os modelos numéricos de previsão do tempo sinalizam que a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% em alguns períodos do dia, aumentando os riscos associados às atividades ao ar livre.
Especial atenção deve ser dada entre 10h e 16h, horário de pico da radiação solar, quando as condições se tornam mais adversas. Além disso, o cenário propício à redução de umidade e à ausência de nebulosidade eleva o risco de queimadas, uma preocupação significativa para as comunidades locais.
Cuidados
É importante que a população mantenha cuidados com a saúde como beber água regularmente, umidificar o ambiente, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, quando a radiação solar e as temperaturas estão mais altas.
Também é recomendado usar lágrimas artificiais para aliviar a irritação ocular, usar hidratantes corporais e labiais, e evitar banhos quentes e longos, além de lavar o nariz, manter a alimentação saudável e proteger-se do sol.
Para evitar queimadas, não faça fogueiras e não jogue bitucas de cigarro ou fósforos em rodovias e áreas de mata; Não queime mato ou lixo. Faça o descarte adequado dos resíduos sólidos e não solte balões.