Influenza
Vacinação contra a gripe é ampliada para a população de Alagoas
Vacina protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que circulam no território brasileiro
A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve o público-alvo ampliado e está liberada para todos os alagoanos a partir dos seis meses de vida. A ampliação atende orientação do Ministério da Saúde (MS), no sentido de assegurar a proteção de toda a população contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que circulam no território brasileiro.
Para se vacinar, basta comparecer a um dos Postos de Vacinação fixo ou volante, indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos 102 municípios alagoanos. No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação para o registro da dose do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), e não pode estar apresentando sintomas gripais.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, apela à população alagoana a se vacinar contra a Influenza para evitar hospitalizações e óbitos. “As vacinas são gratuitas e seguras e vacinar-se representa um ato de amor a si mesmo e ao próximo, porque quando você se vacina, se protege e protege a família, amigos e a toda a sociedade”, frisa o gestor da saúde estadual.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, até esta terça-feira (20) foram vacinados 302.473 idosos, gestantes e crianças. Este número representa uma cobertura vacinal de 28,73%, uma vez que o número a ser atingido corresponde a 731.040 pessoas nestes três grupos.
A vacina contra a Influenza protege a população contra as principais cepas do vírus em circulação no Brasil: H1N1, H3N2 e BA Doença A Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada por um vírus com grande potencial de transmissão. Entre os principais sintomas apresentados pelas pessoas que são acometidas pela doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
Além da vacina, a forma de evitar a Influenza é higienizar as mãos com frequência, seja com água e sabão ou álcool a 70%, evitar lugares com aglomeração, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Também é recomendado evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, manter os ambientes bem ventilados e se alimentar e se hidratar bem.
Dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) do Ministério da Saúde apontam que, em 2024, foram registrados 228 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Influenza em Alagoas e 52 mortes. Já este ano, no período de janeiro a abril, foram notificados 15 casos e nenhuma morte, contra 168 casos e 29 óbitos no mesmo período do ano passado.