Turismo
Operadoras de turismo confirmam Maceió como 3º destino mais vendido em 2024
Capital alagoana é apontada em Anuário com relevância no panorama da comercialização de viagens
Maceió é o terceiro destino mais vendido no país por operadoras de turismo, segundo aponta o Anuário Braztoa 2025, divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa). O levantamento apresenta um panorama da comercialização de viagens ao longo do ano de 2024. Em números gerais, as operadoras de turismo faturaram R$ 22,09 bilhões no ano passado, puxado pela alta em viagens internacionais.
Com relação às viagens para destinos dentro do país, os dados mostram que o Nordeste lidera as vendas de viagens para turismo de lazer.
Entre as cidades mais vendidas no ano passado Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Maceió foram o segundo e terceiro destinos mais vendidos no país, respectivamente. A cidade campeã de vendas foi o Rio de Janeiro e São Paulo aparece em quarto lugar. O ranking segue com cidades entre o 5º e o 10º lugar ocupados por cidades nordestinas. Na ordem em sequência estão Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Praia do Forte (BA) e Natal (RN).
No recorte por estado, as operadoras de turismo venderam mais pacotes para Bahia, Pernambuco e Alagoas, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares.
O ranking apresentado pelo anuário segue com o estado do Rio de Janeiro em quarto lugar, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Nordeste
O Nordeste ainda aparece com outras cidades destacadas pelo Anuário como destinos emergentes, que vem registrando crescimento acelerado. A lista inclui em primeiro lugar Belém do Pará, em segundo a cidade pernambucana de Ipojuca, seguida de Cumbuco, no Ceará, Bonito (MS), Gramado (RS), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Pipa, no Rio Grande do Norte.
“O Anuário é um relato vivo de como os brasileiros viajaram em 2024 e, mais do que isso, uma ferramenta estratégica que revela movimentos e tendências que devem orientar o setor nos próximos anos. A eficiência operacional, as parcerias estratégicas e a inovação serão cruciais para impulsionar o setor em 2025, fortalecendo a economia e garantindo experiências excepcionais aos viajantes”, comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.