PESQUISA

Plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados por trabalhador

Estudo mostra que 57% dos candidatos consideram a qualidade dos benefícios oferecidos no momento de aceitar o trabalho
Por Agência Câmara 20/03/2023 - 14:38
Atualização: 20/03/2023 - 15:01

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Guia Salarial 2023 mostra que trabalhador valoriza empresa com plano de saúde
Guia Salarial 2023 mostra que trabalhador valoriza empresa com plano de saúde

O plano de saúde oferecido pelas empresas é um dos benefícios mais valorizados entre profissionais de todas as áreas, segundo o Guia Salarial 2023 publicado recentemente pela Robert Half Talent Solutions. O estudo mostra que 57% dos candidatos consideram a qualidade dos benefícios oferecidos no momento de aceitar o trabalho.

De acordo com o Guia Salarial 2023, os programas de saúde mental estão entre os Top 10 Benefícios mais demandados, sendo prioridade para os colaboradores que buscam oportunidades no mercado de trabalho. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade de mudanças e acendeu o alerta em relação ao tema. Assim, profissionais de RH tiveram que se adaptar aos novos tempos e viram que as empresas que contavam com plano de saúde com programas adequados se destacaram e souberam lidar melhor com as situações adversas.

O Projeto de Lei 262/23, do deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), permite que empregados da iniciativa privada e pública, ativos e inativos, contratem plano ou seguro de assistência à saúde com desconto em folha de pagamento. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Para viabilizar a medida, a administradora do plano deverá se cadastrar junto ao órgão responsável pelo pagamento do empregado e solicitar o desconto de forma expressa. A mensalidade não poderá ser superior ao menor valor cobrado pela operadora.

Em relação aos aposentados e pensionistas da Previdência Social, caberá à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definir as regras de desconto em folha em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A medida visa facilitar a contratação de planos de saúde privados de forma que o pagamento seja garantido na fonte recebedora e os valores das mensalidades diminuídos para o trabalhador, como é feito com os empréstimos consignados, que sempre oferecem melhores taxas por praticamente não haver inadimplência”, afirma o deputado.

A proposta será despachada para análise das comissões da Câmara.


Encontrou algum erro? Entre em contato