NO TRAPICHE

Média de mortes duplica e Central de Triagem em Maceió volta a funcionar 24 horas

Por Bruno Fernandes 26/12/2020 - 10:05
A- A+
Assessoria
Central de Triagem para Coronavírus, em Arapiraca
Central de Triagem para Coronavírus, em Arapiraca

Devido ao aumento nos recentes casos confirmados da covid-19 em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alterou o horário de funcionamento da Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, no Trapiche, em Maceió.

Antes, quando o estado apresentava queda no número de casos, essas unidades funcionavam de 7h às 19h. Com a crescente evolução, o local voltou a funcionar 24 horas. A informação foi confirmada pela pasta estadual.

Vale ressaltar que nas últimas 24 horas, foram confirmados 258 novos casos e mais sete óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Sesau de sexta-feira, 25.

A medida acontece após dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados na sexta-feira, 25, revelar que o número de mortes diárias por covid-19 em Alagoas duplicaram, segundo a média móvel dos últimos 14 dias e chegaram a 6,57.

Segundo o monitoramento realizado pela fundação, antes deste período o estado registrava 2,86 mortes em média. Além de Alagoas, na comparação com 14 dias atrás, outras 19 das 27 unidades da Federação também tiveram alta no número de óbitos.

Atualmente, Alagoas conta com três Centrais de Triagem para diagnóstico da covid-19 sendo duas em Maceió: No Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche No Shopping Pátio Maceió, na pista que dá acesso ao Benedito Bentes. A outra fica em Arapiraca, no Ginásio João Paulo II.

Em relação aos testes para a detecção do vírus, que também podem ser realizados nas centrais de triagem, os alagoanos estão entre os que menos realizaram exames para a doença no mês de novembro, segundo dados divulgados na última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios covid-19, divulgada no último dia 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo os números, apenas 10,3% da população realizou algum tipo de teste, o que representa 345.209 em números absolutos. Desse total, 102.827 testaram positivo para a doença, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado. Além de Alagoas, os menores percentuais foram registrados no Acre (8,8%) e Pernambuco (9,3%).

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato