RELATÓRIO DA UFAL

Alagoas bate novo recorde no número de óbitos por covid-19 em uma semana

Novos números revelam sinais de descontrole da pandemia aponta o levantamento
Por Bruno Fernandes 19/04/2021 - 12:44
Atualização: 19/04/2021 - 13:13
A- A+
Reuters
Boletim indica aumento de mortes em Alagoas durante a última semana
Boletim indica aumento de mortes em Alagoas durante a última semana

Alagoas bateu um novo recorde nesta semana em relação a transmissão do novo Coronavírus, segundo análise do Observatório Alagoano de Polícias Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 divulgada nesta segunda-feira, 19.

De acordo com a Ufal, os casos aumentaram novamente, com 5.336 registros de infecção pela doença nesta 15ª Semana Epidemiológica (SE). O número de novos óbitos registrados em sete dias chegou a 164, sendo que na 14ª SE de 2021, este número era de 160.

Com a piora nos números, o risco de colapso volta a estar presente, já que as UTIs seguem com lotação próxima aos 90%. Arapiraca, Maceió e a Região Metropolitana (1ª Região de Saúde) apresentaram as maiores incidências do estado, com 266, 214 e 213 casos por 100 mil habitantes cada, respectivamente.

Para o coordenador do Observatório, a 15ª SE mostra um retrocesso e preocupa. "A situação é grave. A ocupação de UTI só não ultrapassa 90% porque União dos Palmares é uma exceção", frisou.

Para o Observatório, a tendência de alta de casos e óbitos, e a elevada ocupação hospitalar são evidências do atual cenário de descontrole da transmissão do novo Coronavírus, "que não sendo revertido poderá causar o esgotamento do sistema de saúde que já apresenta indícios de saturação em algumas localidades".

O relatório mostra ainda que os óbitos continuam concentrados na capital, onde foram notificadas cerca de 55% das mortes registradas no período. Além de Maceió, os municípios da Região Metropolitana (1ª RS) foram as localidades com maior taxa de óbitos na 15ª SE, seguidas por Arapiraca.

Leitos preocupam

Os leitos de UTI em Alagoas seguem com a ocupação estabilizada, apesar de não terem apresentado reduções recentemente e estarem acima dos limites de segurança, com ocupação média de 87% nas últimas 4 semanas.

A distribuição dos leitos pelo estado também preocupa: apenas nove dos 102 municípios alagoanos possuem UTIs exclusivas para tratamento de infecções por Covid-19.

Desses nove, sete se encontravam com ocupação acima de 80% no último sábado. Palmeira dos Índios e Penedo, por exemplo, estavam com 100% de lotação, e Maceió possuía apenas 21 leitos disponíveis.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato