música

Universal retira canções do TikTok por desacordo com a plataforma

A gravadora decidiu ser acervo da plataforma devido a desacordos sobre um novo contrato com a firma chinesa
Por Notícias ao Minuto 31/01/2024 - 08:19
A- A+
Divulgação
Logomarca do TikTok
Logomarca do TikTok

Aempresa Universal Music Group (UMG), uma das maiores editoras discográficas do mundo, disse que vai retirar hoje as suas composições da rede social TikTok, devido a desacordos sobre um novo contrato com a firma chinesa.

O gigante da indústria musical anunciou estar pronto a retirar o acesso às canções dos seus artistas - incluindo superestrelas como Taylor Swift, The Weeknd, Bad Bunny e Rosalia - nesta quarta-feira (31), quando expira o atual contrato com a TikTok, de acordo com um comunicado.

A Universal acusou a empresa tecnológica chinesa, sediada em Xangai, de utilizar táticas de intimidação para a forçar a aceitar um contrato "menos justo e menos valioso" do que o atual.

Na carta, a UMG explicou que a TikTok propôs, nas negociações do novo contrato, pagar aos artistas muito menos por reproduções e utilização das canções do que as outras plataformas de redes sociais oferecem.

Ao mesmo tempo, a UMG afirmou que a rede social recusou tomar medidas suficientes para proteger os artistas "da proliferação" de conteúdos gerados por inteligência artificial e da violação de direitos de autor.

"A TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo pela música", refere a mesma nota.

As principais editoras discográficas recebem direitos das plataformas de 'streaming' e das redes sociais.

Por seu lado, a TikTok afirmou ser "triste e decepcionante que a Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância à frente dos interesses dos seus artistas", indicou em comunicado.

Ao descrever as declarações da Universal como "falsas", a TikTok afirmou que a editora discográfica tinha "optado por se afastar do poderoso apoio de uma plataforma que tem mais de um bilhão de usuários e que serve de veículo gratuito para a promoção e descoberta do seu talento".

Propriedade da empresa chinesa ByteDance, a TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo. Apesar disso, a TikTok representa apenas cerca de 1% do volume de negócios total da Universal, indicou a UMG.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato