AMEAÇAS
Coreia do Norte volta a alertar sobre risco de guerra nuclear
A Coreia do Norte alertou na segunda-feira, 13, as Nações Unidas sobre a presença de três porta-aviões americanos em manobras conjuntas com a Marinha sul-coreana. Segundo o regime, os exercícios podem alimentar a tensão regional e levar a uma guerra nuclear.
O embaixador da Coreia do Norte junto à ONU, Ja Song Nam, enviou uma carta ao secretário-geral da organização, António Guterres, alertando para o risco de um conflito.
"Os exercícios de guerra nuclear em grande escala e as chantagens nos fazem concluir que a opção que fizemos é a correta e que devemos nos manter neste caminho até o final", escreveu o diplomata, em referência ao programa militar e balístico do regime.
Segundo ele, a postura dos EUA é de “ataque” e torna "possível" a deflagração de uma guerra nuclear. As manobras de quatro dias dos EUA e dos sul-coreanos começaram no sábado, no oeste do Pacífico.
Participaram os porta-aviões USS Ronald Reagan, USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt, além de sete navios da Coreia do Sul. As embarcações americanas fizeram exercícios aéreos, de vigilância no mar e treinamento de combate aéreo defensivo, indicou a Marinha.