Imposição do pálio
Arcebispo de Maceió recebe vestimenta abençoada pelo Papa Francisco
Pálio é uma faixa de lã branca, símbolo da missão pastoral dos arcebisposNeste sábado, 12, o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, conhecido como Dom Beto Breis, recebeu o pálio arquiepiscopal em uma cerimônia solene na Catedral Metropolitana. A insígnia foi imposta pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, durante a celebração eucarística.
Dom Beto participou da cerimônia de bênção do pálio no Vaticano, em junho deste ano, junto a outros 41 arcebispos de todo o mundo, incluindo cinco brasileiros nomeados nos últimos meses. Durante a celebração, presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, os novos arcebispos fizeram um juramento de fidelidade ao Papa.
Significado do pálio
Derivado da palavra latina "pallium", o pálio é uma faixa de aproximadamente cinco centímetros de largura, confeccionada com lã de ovelhas criadas pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma. Ele é uma relíquia ligada ao apóstolo Pedro, cujo túmulo está sob o altar principal da Basílica Vaticana.
Segundo o Monsenhor Flávio Medeiros, cerimoniário da Basílica de São Pedro, o pálio representa a comunhão hierárquica entre os arcebispos e o Papa, além de simbolizar o vínculo com a Igreja Romana. Tradicionalmente, a imposição do pálio era realizada pelo Papa em Roma, mas atualmente, essa cerimônia ocorre nas respectivas arquidioceses, conduzida pelo núncio apostólico.
Dom Beto foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Maceió em 8 de novembro de 2023, e esta foi a primeira vez que a arquidiocese sediou a imposição do pálio em seu próprio território. Anteriormente, os arcebispos de Maceió recebiam a insígnia em Roma, durante a celebração dos Santos Pedro e Paulo.