XADREZ POLÍTICO
Luciano Amaral surge como opção ao governo de AL se planos de Renan mudarem
Deputado é apontado como nome de confiança de Vitor, assim como Paulo Dantas
Renan Filho segue como principal aposta do grupo palaciano para disputar o governo de Alagoas em 2026, mas Luciano Amaral aparece como alternativa caso Lula escolha Renan para compor a vice em sua chapa. A informação é do jornalista Ricardo Mota.
Ministro dos Transportes, Renan Filho enfrenta disputa interna com Geraldo Alckmin, atual vice-presidente, para ocupar o posto na chapa de Lula. O almoço realizado na quarta-feira, 23, no Alvorada, reuniu líderes do PT, PSB e MDB para tratar do tema e de palanques estaduais.
Luciano Amaral, deputado federal eleito em 2022 com apoio de Marcelo Victor, surge como opção ao governo, repetindo movimento de 2022, quando Renan Filho não escolheu diretamente o candidato ao cargo. Amaral é apontado como nome de confiança de Vitor, assim como Paulo Dantas.
Dentro do MDB, uma ala defende apoio a Lula, desde que o partido indique o vice. Outra discute lançar candidatura própria ou apoiar nomes como Tarcísio de Freitas, possível presidenciável que aguarda aval de Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal.
Alckmin fortaleceu sua posição ao liderar o comitê que negocia alternativas ao tarifaço de 50% dos Estados Unidos, previsto para agosto. Ele também foi cogitado para disputar o governo de São Paulo ou o Senado, mas rejeita voltar ao Palácio dos Bandeirantes.
Lula tenta manter alianças com partidos de centro e já discute palanques em estados estratégicos, como Pernambuco e São Paulo. Enquanto isso, no campo da direita, aliados observam Ratinho Júnior como opção ao Planalto, caso Tarcísio de Freitas decida não concorrer.
A definição da chapa governista pode repetir o cenário de 2022, quando Renan Filho ficou sem indicar diretamente o candidato em Alagoas. Caso seja escolhido para a vice, a escolha para a disputa ao governo estadual ficará entre nomes alinhados ao grupo de Marcelo Victor.