Arsenal vence Tottenham e abre vantagem na liderança do Campeonato Inglês

Por Agência Estado 28/04/2024 - 16:21

ACESSIBILIDADE


O Arsenal se garantiu mais uma vez na liderança do Campeonato Inglês ao derrotar o Tottenham por 3 a 2, neste domingo, no Tottenham Hotspur Stadium, pela 35ª rodada. O atual primeiro colocado chegou a abrir 3 a 0 de vantagem na etapa inicial, mas se acomodou no final, o que quase lhe custou a vitória. Mais tarde, o Manchester City também venceu e segue na cola do rival londrino.

Com os resultados do dia, o Arsenal alcançou a marca de 80 pontos, apenas um ponto à frente do City, que continua com um jogo a menos. Já o Liverpool, que fazia briga acirrada com os dois rivais pela ponta, estacionou no terceiro lugar, com 75 pontos e o mesmo número de jogo do Arsenal.

O Aston Villa é o quarto colocado, com 67, enquanto o Tottenham aparece em quinto, com 60, praticamente fora da briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

Impulsionado pelo tropeço do Liverpool, que empatou com o West Ham no sábado, o Arsenal começou o jogo de forma alucinante e sufocou o Tottenham, que só conseguia se defender. A pressão deu resultado aos 14 minutos, quando Saka cobrou escanteio e Höjbjerg acabou jogando contra o próprio gol. Precisou sair atrás para o time da casa reagir. Cristiano Romero mandou, logo na sequência, na trave, ficando muito próximo de empatar.

O Tottenham cresceu e chegou a marcar com Van de Ven, aos 21, mas o lance acabou sendo anulado por impedimento. A decisão foi um baque para o time mandante, que viu o Arsenal ampliar aos 26. Em bela jogada de contra-ataque, Havertz deu belo passe para Saka. Ele se livrou de Davies e chutou rasteiro para marcar.

O primeiro tempo do Arsenal foi impecável. O time continuou pressionando e marcou o terceiro aos 37. Rice cobrou escanteio na pequena área, e Havertz subiu sozinho para cabecear para o fundo das redes. Coube ao Tottenham assistir o show do adversário em sua própria casa.

No segundo tempo, o Arsenal tirou o pé do acelerador e passou a se preservar dentro de campo. O Tottenham, então, subiu as linhas e conseguiu diminuir aos 18. O goleiro Raya foi sair jogando, mas deu um belo presente para o zagueiro Cristian Romero, que dominou no peito e chutou para fazer 3 a 1.

O gol inflamou os ânimos do Tottenham, que se aproveitou da acomodação do Arsenal para fazer o segundo. Rice cometeu falta em Ben Davies, dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Aos 41, Son Heung-Min cobrou com categoria, na meia altura, para diminuir para 3 a 2.

O Tottenham ainda tentou pressionar o Arsenal, que se defendeu bem e confirmou o triunfo. Além disso, por muito pouco não fez o quarto após uma cobrança de escanteio venenosa de Saka. Van de Van afastou em cima da linha.

CITY TAMBÉM VENCE
O time de Pep Guardiola derrotou o Nottingham Forest por 2 a 0, fora de casa. Um dos gols da partida foi marcado por Haaland, que voltou a se isolar na artilharia do torneio, com 21, um a mais do que Cole Palmer, do Chelsea.

O detalhe negativo da partida ficou por conta do goleiro Ederson. O brasileiro, que se recuperou recentemente de lesão - voltando à ser titular no jogo com o Real Madrid pela Liga dos Campeões -, saiu de campo reclamando de dores no ombro. Ele foi substituído por Ortega.

O jogo começou com as duas equipes buscando o gol. A necessidade da vitória fez o Nottingham tentar atacar o City, mas o castigo veio aos 31 minutos. Após cruzamento para dentro da área, Gvardiol apareceu livre para cabecear para o fundo das redes e inaugurar o marcador.

Apesar de sair atrás do placar, o Nottingham não desistiu de lutar e por um detalhe não conseguiu empatar. O brasileiro Murillo arriscou o chute e mandou caprichosamente na trave. O City também esboçou uma pressão, mas levou a vantagem mínima para o intervalo.

No segundo tempo, o domínio do City foi um pouco mais evidente. Guardiola, então, resolveu colocar Haaland na partida. E o atacante fez a diferença e se isolou novamente na artilharia. Ele recebeu de De Bruyne, driblou o marcador e fez um bonito gol.

Com 2 a 0 a seu favor, o City "sentou" no resultado e apenas administrou a vantagem. O Notthigham ainda tentou um gol de honra, mas não conseguiu passar pelo goleiro Ederson, que acabou deixando o campo machucado.

Na próxima rodada, o Manchester City recebe o Wolverhampton no sábado, às 13h30 (horário de Brasília), no Etihad Stadium. No mesmo dia, às 11h, o Nottingham visita o lanterna Sheffield United.

Ainda neste domingo, o Bournemouth fez a lição de casa ao derrotar o Brighton por 2 a 0, resultado que o levou para o décimo lugar, com 48 pontos, contra 44 do seu adversário, que ficou estacionado em 12º.


Encontrou algum erro? Entre em contato