Bosch antecipa tecnologias que estarão no carro do futuro

Por Agência Estado 27/06/2024 - 06:42

ACESSIBILIDADE


Mobilidade, tecnologia e bens de consumo estão entre as especialidades da Bosch. A empresa alemã, que está no Brasil há 70 anos, tem em seu portfólio uma série de feitos, como a criação do sistema flex. Agora, a marca vem trabalhando em formas de reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e na criação de detectores de doenças virais, por exemplo.

Na área de mobilidade, a Bosch tem ao menos seis novidades que logo estarão nas ruas. O Jornal do Carro, do Estadão, foi ver de perto as tecnologias apresentadas durante o Bosch Tech Day 2024, realizado entre 18 e 19 de junho, na sede da empresa em Renningen, na Alemanha.

Segundo a fabricante, cerca de 48 mil pessoas no mundo todo trabalham em suas áreas de desenvolvimento de softwares. Stefan Hartung, diretor-executivo da Bosch, diz que os motoristas "querem cada vez mais seus carros integrados com as novas tecnologias".

Isso permitirá inovações também em área como design, além de, evidentemente, nos sistemas de propulsão. Confira as principais novidades apresentadas pela Bosch:

VEHICLE MOTION MANAGEMENT. Essa solução atua em sistemas como freios, direção, trem de força e suspensão. Segundo a Bosch, isso melhora a dinâmica, a dirigibilidade e a eficiência do veículo.

EBRAKE TO ZERO. Trata-se de uma função do software de frenagem que evita o solavanco comum após a parada do veículo. Da mesma forma, o dispositivo visa reduzir o desconforto causados no "anda e para" de congestionamentos, sobretudo em grandes cidades. A função, disponível para veículos elétricos, controla o motor e o sistema de freios, garantindo paradas mais suaves.

SERVIÇOS BASEADOS EM DADOS. Essa solução utiliza dados coletados por sensores para gerar informações sobre a situação da via, incluindo coeficiente de atrito. Na prática, pode gerar avisos sobre risco de acúmulo de água na pista durante chuvas, buracos e lombadas. Segundo a Bosch, esses dados podem ser usados ainda para, por exemplo, ajustar automaticamente as respostas do veículo em curvas. O resultado é mais conforto e segurança.

ACT-BY-WIRE. Esses sistema substituem cabos, hastes e outras ligações mecânicas entre o volante e o pedal do freio e os respectivos atuadores de direção e frenagem por sinais elétricos. Com isso, será possível, por exemplo, diminuir, ou mesmo eliminar, a distância entre o pedal e o assoalho do carro. E, como há menos peças móveis, há menor risco de ferimentos ao motorista em caso de colisão frontal. Além disso, a vibração do pedal em frenagens poderá ser eliminada.

BRAKE-BY-WIRE. A nova solução eletrônica elimina a conexão mecânica entre o pedal e o sistema de frenagem. De acordo com informações da Bosch, a adoção da novidade permitirá também o redesenho de áreas internas da cabine, bem como aumentar a segurança, especialmente em caso de frenagens de emergência.

PEDAL BRAKE-BY-WIRE. O pedal de freio clássico é substituído por uma peça formada por sensores que transmite a pressão aplicada pelo motorista por meio de sinal elétrico. Na prática, a sensação é de um pedal mais eficiente, com respostas mais diretas, o que se traduz em maior segurança.

STEER-BY-WIRE. Não há conexão mecânica entre a coluna de direção e o sistema que comanda o esterçamento das rodas. Para isso, essa solução inclui atuadores de volante e de direção. Por meio de sensores, o sistema identifica o movimento feito no volante pelo motorista e envia o comando diretamente para a caixa de direção, de forma praticamente instantânea. Segundo a Bosch, a sensação gerada pelo contado das rodas com o piso, incluindo pavimento irregular e impactos contra buracos, pode ser enviada integralmente ou por meio de filtros, ao motorista. Com isso, é possível posicionar o volante de forma totalmente personalizada, conforme o gosto do condutor, bem como recolher a peça quando o veículo estiver estacionado, por exemplo.


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