Seleção masculina de basquete vence Letônia e volta à Olimpíada após ausência em Tóquio

Por Agência Estado 07/07/2024 - 17:21

ACESSIBILIDADE


******* ATENÇÃO ************ ATENÇÃO ************* ATENÇÃO *****

ATENÇÃO sr. editor, esta retranca atualiza e substitui a enviada às 17h. Há mudanças importantes ao longo da matéria.

***************************************************************


A seleção masculina de basquete conquistou neste domingo, em Riga, a vaga para os Jogos de Paris-2024 ao vencer o Pré-Olímpico da Letônia. O retorno à Olimpíada após a ausência nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, foi selado com uma vitória sobre a seleção da casa por 94 a 69 na final da competição. Somente o campeão do Pré-Olímpico foi agraciado com a vaga.

A chave para vitória e a conquista da vaga foi o forte esquema defensivo montado pelo técnico da seleção brasileira, Aleksandar Petrovic. "Foi um jogo perfeito. Defendemos incrivelmente, não demos chances para eles, e no ataque, no primeiro tempo, fomos perfeitos. É uma honra ser o treinador desse time. Conquistar essa vaga. Vamos à Paris", celebrou o treinador.

A teoria foi colocada em prática desde o início do jogo e o Brasil foi soberano. Conseguiu a primeira posse de bola, logo abriu 8 a 0 e nunca ficou atrás do placar. Em nenhum momento, a Letônia conseguiu sequer ameaçar a ter mais pontos do que o Brasil. A menor diferença registrada foi de quatro pontos no início do jogo.

O primeiro quarto do Brasil foi impecável. Com o sistema defensivo bem montado, a seleção forçava o erro dos adversários, que só foram marcar seus primeiros pontos depois de mais de 3 minutos de jogo. Além disso, o Brasil foi perfeito nos arremessos de três pontos e conseguiu o aproveitamento de 100%, incluindo o último lance do primeiro quarto, quando Caboclo arremessou antes do meio da quadra no estouro do cronômetro e a bola caiu. O placar mostrava 34 a 11 para o Brasil.

Depois foi só administrar o placar para garantir a vaga olímpica, o que a equipe comandada por Petrovic conseguiu de maneira tranquila. Em diversos momentos, a Letônia buscou escalar no placar com os arremessos de três pontos, mas as bolas não caíam e aumentavam o desconforto do time da casa.

A Letônia começou o segundo quarto com mais intensidade e conseguiu diminuir a desvantagem. Perto da metade do período, o armador Yago sentiu a perna após uma disputa no ataque e deixou a quadra carregado. O técnico Petrovic também decidiu poupar Bruno Caboclo, que já acumulava duas faltas, no final do quarto. O Brasil terminou o primeiro tempo comandando o placar por 49 a 33.

A seleção brasileira conseguiu manter a solidez defensiva no segundo tempo, enquanto a Letônia demonstrava nervosismo com a passagem do tempo sem conseguir diminuir a desvantagem. O terceiro quarto terminou com o Brasil 26 pontos na frente: 72 a 46.

No último quarto, os letões demonstraram desânimo e o Brasil só precisou esperar os 10 minutos passarem para comemorar a inclusão entre as 12 seleções que jogarão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Caboclo foi o cestinha da partida, com 21 pontos. "Não encontro palavras para dizer o quanto estou feliz e como é classificar para Olimpíada. Um sonho realizado. Um sonho com meus amigos. Que dia. Que jogo. Obrigado a todos que confiaram em nós", declarou o principal jogador da seleção. "Um jogo perfeito nosso, no ataque e na defesa. Sabemos da nossa qualidade, do jogo difícil que teríamos. Conseguimos conquistar a vaga, mérito de todos", completou Huertas.


Encontrou algum erro? Entre em contato