perda
Morre Marcello Lavenère Machado, autor do pedido de impeachment de Collor
Advogado e ex-presidente da OAB de Alagoas será velado e cremado em Brasília na segunda-feiraA Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, comunicou neste domingo, 12, por meio de nota, o falecimento do advogado Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos, ex-presidente da OAB-AL (1981-1985) e ex-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB).
No comunicado, a OAB de Alagoas expressou seu pesar e se disse honrada por ter contado com o jurista como membro honorário, reconhecendo seus valiosos serviços prestados à sociedade brasileira.
O corpo de Lavenère Machado será velado e cremado em Brasília, na próxima segunda-feira, 13.
Histórico
Lavenère foi advogado, consultor jurídico e membro vitalício do Conselho Federal da OAB.
Atuou como professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público. Também foi autor do pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Conhecido por sua forte atuação em causas sociais, Lavenère Machado chegou a ser internado em 2020 devido à complicações decorrentes da covid-19.
Ele ainda deixou seu legado à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, atuando em favor dos perseguidos políticos.
Torcedor apaixonado do Botafogo, Marcello deixa esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos.