postos de combustíveis

Vereadores ouvem diretoria de sindicato sobre suposto cartel

Por com Câmara de Vereadores 31/05/2017 - 21:02

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

Membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos combustíveis da Câmara Municipal de Maceió se reuniram com integrantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Procon, na tarde desta quarta-feira (31), e decidiram convocar o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis/AL) para uma reunião na próxima quarta-feira (7) na Casa de Mário Guimarães, a partir das 15h30. O encontro de agora também serviu para que a CEI e os órgãos fiscalizadores agendassem reunião com os representantes das distribuidoras de combustíveis no Estado, previsto para acontecer no dia 21 de junho.

Presidente da comissão instaurada após denúncias de cartelização do preço do combustível em Maceió, o vereador José Márcio Filho (PSDB) afirmou que a CEI tem avançado na coleta de informações sobre o assunto e comemorou o engajamento do MPE, por intermédio do promotor Marx Martins, que integra a Promotoria de Defesa do Consumidor da Capital. Representado na reunião pelo diretor João Neto e fiscais, o Procon, inclusive, já entregou à CEI notas fiscais da compra dos combustíveis, que foram negadas pelos donos de postos em Maceió.

“Já havíamos nos reunido com OAB e Procon, e hoje recebemos o MPE que é mais um aliado na busca de tirarmos a limpo o que de fato acontece em Maceió para a gasolina ser mais cara que em cidades como Arapiraca, por exemplo, que o litro por lá chega a custar R$ 3,40, e aqui na capital, dependendo do posto, pode ser vendido a até R$ 4,00, mas com claro tabelamento de preço nos 115 postos que foram alvo de pesquisa encomendada pela própria comissão. Agora, marcamos uma reunião para o dia 7 com o Sindicombustíveis para saber o que eles têm a dizer”, declarou José Márcio Filho.

FISCALIZAÇÃO

 Desde a última terça-feira (30), os fiscais do Procon têm intensificado a fiscalização, que já é de rotina, para fazer levantamento a respeito dos preços, custos e notas fiscais nos postos de combustíveis de Maceió. A iniciativa também visa constatar se o preço da gasolina, por exemplo, continua alinhada entre os 115 pontos de venda em Maceió.

Ao lado do presidente José Márcio Filho, estiveram presentes ao encontro com MPE e Procon os demais membros da CEI, o relator Silvânio Barbosa (PMDB), Luciano Marinho, vice-presidente (PTN), Silvânia Barbosa (PRB), Francisco Sales (PPL), Lobão (PR) e Samyr Malta (PSDC).


Encontrou algum erro? Entre em contato