motociclistas

SMTT implanta acomodação de segurança

Por por assessoria 22/08/2017 - 13:51

ACESSIBILIDADE

Área de espera começa a funcionar nesta sexta-feira (25) nos dois sentidos da Praça Centenário e fica cinco metros antes da faixa de pedestre - Assessoria
Área de espera começa a funcionar nesta sexta-feira (25) nos dois sentidos da Praça Centenário e fica cinco metros antes da faixa de pedestre - Assessoria

Motociclistas que circulam em Maceió ganham, nesta quarta-feira (23), uma área de acomodação exclusiva para aguardar o sinal vermelho. A área de espera fica entre a faixa de pedestre e a faixa de retenção para os demais veículos e funcionará, de forma pioneira, na Avenida Fernandes Lima, nos dois sentidos ao lado da Praça do Centenário.

Nos primeiros seis meses deste ano, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) registrou 238 acidentes envolvendo motociclistas, sendo 123 deles com vítimas.

A área de espera terá cinco metros de comprimento e será demarcada com sinalização vertical definida com pictograma de motocicleta, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“É uma experiência que será feita pela SMTT primeiro nas imediações da Praça Centenário, onde ficam as faixas de pedestre nos dois sentidos, mas a expectativa é que a iniciativa seja expandida em breve para outros locais”, explica o superintendente da SMTT, Antonio Moura.

A iniciativa da SMTT é baseada em experiências de sucesso aplicadas em outros estados como São Paulo, que desde 2013 utiliza o sistema e diminuiu em 28% o número de atropelamentos nos pontos onde a faixa está instalada.

“Mesmo com a nova área, ainda é muito importante que os motociclistas priorizem os pedestres. Eles ainda precisam aguardar que as pessoas realizem a travessia completa, mesmo que o sinal esteja aberto”, alertou o superintendente.

Ação educativa

Na quarta (23), quinta (24) e sexta-feira (25), ações educativas ocorrerão de 10h às 12h30 para orientar a população sobre a existência e o funcionamento da área de espera para motociclistas.


Encontrou algum erro? Entre em contato