AJUSTE

Apagão de março foi causado por falha humana, afirma ONS

Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico explicou que o ajuste da proteção do disjuntor estava menor do que a carga programada
Por Reuters 06/04/2018 - 14:12

ACESSIBILIDADE

Foto: Reuters
Foto: Reuters

Um blecaute registrado na tarde de 21 de março nas regiões Norte de Nordeste do país foi resultado de uma falha de um técnico da Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), responsável pelo linhão entre a hidrelétrica de mesmo nome e o sistema nacional, afirmou nesta sexta-feira o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.

Ele disse ainda que a conclusão sobre a causa do problema originado no linhão da BMTE, sociedade entre a chinesa State Grid e a estatal Eletrobras, será enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que deverá julgar eventual responsabilização da empresa e definir possíveis sanções.

A SITUAÇÃO

Vários estados da região Norte e Nordeste ficaram sem fornecimento de energia elétrica na tarde e noite do dia 21 de março.

 O "apagão" teve início por volta das 16h e atingiu os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Tocantins.

Nas redes sociais, muitos usuários relatavam a falta de energia em diversas cidades. "Apagão em Recife, fortaleza, Natal... Que que isso", escreveu um internauta. "Apagão no Nordeste? Tá faltando energia aí?", escreveu outro. "Apagão de energia no Nordeste. Está faltando energia no Nordeste. Recebi relatos de Pernambuco e Paraiba. Tanto nas capitais quanto no interior", diz outra mensagem.


Encontrou algum erro? Entre em contato