encontro

Prefeitos debatem pauta dos municípios com presidenciáveis

Por Assessoria 09/05/2018 - 08:20

ACESSIBILIDADE

Na segunda-feira (07), o prefeito Rui palmeira fez mediação de mesa de trabalho sobre Infraestrutura - Foto: FNP
Na segunda-feira (07), o prefeito Rui palmeira fez mediação de mesa de trabalho sobre Infraestrutura - Foto: FNP

O prefeito Rui Palmeira participou das atividades de encerramento da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Niterói, no Rio de Janeiro. Na segunda-feira, 7, prefeitos de todas as regiões do país aclamaram a Carta de Niterói. O documento, finalizado em Plenária, contém as principais demandas dos municípios – Saúde, Educação, Segurança e Emprego – e foi apresentado nesta terça-feira (08) a pré-candidatos de 11 partidos políticos à Presidência da República.

“A carta reúne as principais preocupações que temos para que as cidades continuem a se desenvolver. Em Maceió, trabalhamos para que a população tenha acesso a serviços de qualidade, mas precisamos de ajuda do governo federal para que nossas propostas ganhem ainda mais força e se transformem em  desenvolvimento para o Município e mais qualidade de vida para o nosso povo”, disse Palmeira, que é vice-presidente de Reforma Tributária da FNP.

O prefeito anfitrião do evento, Rodrigo Neves, vice-presidente de Dados Abertos e Transparência da FNP, reforçou que a construção de um novo modelo para o pacto federativo é fundamental. “Os municípios estão assumindo cada vez mais atribuições e também devem participar mais ativamente da repartição dos recursos”, destacou.

Último encontro de prefeitos promovido pela FNP antes das eleições de 2018, a 73ª Reunião Geral já é considerada um dos principais eventos na agenda política deste ano.  “Ente outros assuntos importantes, tivemos a oportunidade de discutir, mais uma vez, sobre o refinanciamento de dívidas tributárias e a sobre proposta de mudanças nas regras de financiamento. A pauta já havia sido entregue em fevereiro ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e foi reforçada na Carta de Niterói e no encontro com os candidatos”, informou Rui Palmeira.

O evento contemplou uma programação exclusiva para os projetos desenvolvidos pela entidade e seus parceiros, além de oficinas e reuniões paralelas de Fóruns e Redes de Secretários Municipais. Durante a reunião, foram realizadas discussões e mesas temáticas sobre infraestrutura, financiamentos internacionais, gestão pública de saúde, transporte e mobilidade urbana, política ambiental, assistência social, comunicação, políticas para a juventude, educação e cultura.

No Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rui Palmeira participou da apresentação de soluções tecnológicas para os problemas de transporte público nas cidades brasileiras. “Acompanhamos a apresentação de 12 startups que trabalham em melhorias da mobilidade urbana em grandes cidades e queremos, em breve, trazer alguns desses projetos para a cidade de Maceió”, afirmou o prefeito.

Nesta terça-feira, último dia do encontro, os prefeitos apresentaram as demandas contidas na Carta de Niterói aos pré-candidatos durante o Diálogo com os Presidenciáveis Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM) falaram sobre seus planos para o país.

“Esse momento final da 73ª Reunião da FNP foi de grande importância, pois tivemos a chance de discutir a pauta prioritária dos municípios com os postulantes ao governo do País”, destacou Rui Palmeira.

Outras pautas

Durante a 73ª Reunião, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou o Selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e falou do Seminário sobre Pacto Federativo, em parceria com a Cepal. Houve, ainda, pronunciamentos dos parceiros Huawei, Teleco: “Ranking das Cidades Amigas da Internet”, Águas do Brasil, IBGE e Iclei.

As pautas estratégicas para os municípios no Congresso Nacional e a eleição da Coordenação Política do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) também estiveram na agenda do encontro. A plenária marcou, ainda, a nomeação das prefeitas de Palmas/TO, Cintia Ribeiro, e de Rio Branco/AC, Socorro Neri, para a diretoria da FNP.


Encontrou algum erro? Entre em contato