abuso

Diretores de escolas se unem contra a exploração sexual

Por Com assessoria 09/05/2018 - 13:11

ACESSIBILIDADE

Roda de conversa mostrou como identificar e agir em casos de violação de direitos - Foto: Ascom Semas
Roda de conversa mostrou como identificar e agir em casos de violação de direitos - Foto: Ascom Semas

Por ser um serviço especializado voltado para pessoas que tiveram seus direitos violados, o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) busca realizar cada vez mais ações socioeducativas para a diminuição de casos de violações. Pensando nisso, o Creas Poço, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta quarta-feira, 9, uma Roda de Conversa com o tema ‘Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

O encontro foi voltado para diretores e coordenadores de escolas públicas e particulares, que compõem o território do Creas Poço, que abrange os bairros do Jacintinho, Vale do Reginaldo e Poço. O tema foi escolhido em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de Maio.

Segundo a coordenadora do Creas Poço, Juliana Rodrigues, o objetivo da ação é que seja partilhado entre os técnicos da região formas de reconhecer se a criança e o adolescente se encontram em alguma situação de violação de direitos, e essa informação seja repassada, aos responsáveis das escolas, professores e toda equipe escolar.

“Esperamos que essa roda de conversa possa ajudá-los a  perceber caso alguém esteja sofrendo violência ou qualquer outro tipo de violação de direitos, seja a partir do comportamento ou de outros sinais. Eles são os porta-vozes dessas crianças e adolescentes para a realização de uma denúncia”, disse a coordenadora.

O Creas Poço também realiza desde o mês de abril, com duas educadoras sociais, palestras socioeducativas sobre combate ao abuso e exploração infantojuvenil em escolas. Durante as palestras também são divulgados os serviços do Creas, mostrando como identificar e denunciar casos de violação dos direitos.Todos esses serviços podem ser encontrados no Creas Paefi Poço, que fica localizado na Praça Raul Ramos, sem número, no bairro do Poço. Telefone: (82) 3327-3239.


Encontrou algum erro? Entre em contato