OPORTUNIDADE

Governador propõe discussão para ampliar Bolsa Atleta

Por Agência Alagoas 06/06/2018 - 14:26

ACESSIBILIDADE

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

O governador Renan Filho propôs, na manhã desta quarta-feira (6), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, promover com as federações e esportistas alagoanos uma ampla discussão com objetivo de ampliar o Bolsa Atleta. Durante a cerimônia, ele e a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, assinaram os contratos dos 20 selecionados pelo Programa estadual.

“Vamos fazer uma ampla discussão para ampliar o Bolsa Atleta. A ideia é criar categorias, de maneira que a gente tenha bolsas intermediárias”, propôs Renan Filho. Os contemplados pelo Bolsa Atleta Alagoas nesta quarta-feira passam a receber apoio financeiro de um salário mínimo durante 12 meses.

“O Bolsa Atleta busca dar condições materiais para que os esportistas alagoanos possam treinar, se preparar melhor e buscar com isso melhores resultados. Trata-se de um estímulo que o Governo do Estado dá para o atleta de alto rendimento”, acrescentou o governador.

 Solenidade de assinatura dos contratos com selecionados do Programa Bolsa Atleta Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

Ainda durante a solenidade, foram entregues kits esportivos aos atletas selecionados pelo Programa estadual. “O Bolsa Atleta é uma política de incentivo para os atletas alagoanos. Trata-se do fechamento de um ciclo da cadeia esportiva . O Programa beneficia desde a base à nata do esporte alagoano”, explicou Claudia Petuba.

 Estudante de Roteiro, Carlos Daniel dos Santos Silva, 17 anos, pratica Karatê, estilo Shotokan (Foto: Márcio Ferreira)

O estudante de Roteiro, Carlos Daniel dos Santos Silva, 17 anos, pratica Karatê, estilo Shotokan. Ele foi um dos 20 selecionados pelo Programa Bolsa Atleta Alagoas. “A Bolsa é muito importante porque não só vai nos ajudar a manter os treinamentos como também servir de incentivo para que continuemos focados em nossas competições. O incentivo financeiro nos ajuda, ainda, na aquisição de material esportivo de qualidade”, contou Carlos Daniel.

“Esse incentivo é muito importante para que a gente se mantenha motivado para buscar nossos sonhos. Ser reconhecida pelo Estado é muito bom”, acrescentou Maria Eduarda Arakaki, 14, atleta de Ginástica Rítmica.  Ela é aluna do 1 ano do Colégio Marista Maceió.

Duda, como é conhecida, treina desde os 5 anos de idade e já participou de eventos internacionais, como: Marine Graces, na Bulgária; Pan-Americano 2018 e AGN Cup 2018, realizado em Portugal, além de eventos nacionais, a exemplo do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica e Jogos Escolares 2017.

 Duda foi classificada como a única brasileira a representar o país nos jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Márcio Ferreira)

Esse ano, Duda foi classificada como a única brasileira a representar o país nos jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado em Outubro em Buenos Aires, na Argentina. Em setembro, a atleta representará o Brasil no Sul-americano, na Colômbia. “Eu quero muito ir às Olimpíadas de Tókio em 2020”, projeta.

A seleção dos atletas para o Programa foi feita por uma comissão da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que avaliou os currículos esportivos, classificados de acordo com as suas colocações, níveis de competições e convocações para as seleções respectivas.

 Solenidade de assinatura dos contratos com selecionados do Programa Bolsa Atleta Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

Renan Filho observou que a criação da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude deu novo fôlego às ações da pasta, que antes era atrelada à Secretaria de Educação. Ao final da solenidade, realizada no Auditório Aqualtune, ele lançou um desafio à secretária Claudia Petuba.

“Construa um plano ambicioso e alcançável para que a gente possa, de agora em diante, com os novos equipamentos esportivos, em parceria com a Secretaria de Educação e as outras áreas, fortalecer ainda mais o esporte de Alagoas”, disse o governador.

Prestigiaram a solenidade: o presidente da Federação Alagoana de Beach Soccer, Renato Cardoso; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Nilson Gama; o presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas, Jorge Lins; o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira de Lima; o deputado estadual Isnaldo Bulhões, a tenista Marina Tavares; dentre outros convidados. 


Encontrou algum erro? Entre em contato