BRASIL

Concurso Unificado pode ser adiado por causa das chuvas

Provas serão aplicadas no próximo domingo, mas residentes no RS ñão têm condições de fazer os testes
Por Agências 02/05/2024 - 15:43

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Concurso unificado para as vagas em órgãos federais pode ser suspenso no Rio Grane do Sul
Concurso unificado para as vagas em órgãos federais pode ser suspenso no Rio Grane do Sul

Na sequência dos recentes eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou na quarta-feira (1º) que está atentamente monitorando a situação para a aplicar as provas do Concurso Unificado, programado para o próximo domingo (5).

Com os temporais devastadores que já deixaram um rastro de dez mortes e 21 pessoas desaparecidas, a Defesa Civil do estado divulgou que até o momento, 104 municípios foram afetados, resultando em 1.431 pessoas desalojadas e 1.145 buscando refúgio em abrigos. As equipes de resgate estão priorizando o auxílio às famílias isoladas pela inundação.

O governador Eduardo Leite afirmou que será recomendado ao governo federal a busca por alternativas viáveis para contornar essa situação. As condições climáticas adversas deste fim de semana tornaram o concurso completamente inviável para os residentes gaúchos.

O pedido do governo será para que seja encontrada uma solução que permita a realização do Concurso Nacional Unificado. No entanto, Leite ressaltou que, neste momento, não é possível avaliar qual seria a melhor abordagem, mas expressou confiança de que o governo federal encontrará uma solução para não penalizar os candidatos gaúchos que planejavam participar do concurso. As fortes chuvas causaram o rompimento de estradas e afetaram diversas famílias, resultando em inúmeros transtornos nessas áreas.

Não há nenhuma condição de aplicar as provas em escolas do centro do estado, pois muitas estão sem energia e sem acesso, após deslizamento de terra nas rodovias e quebra de pontes. A região mais afetada é o centro do estado, cidades de Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que teriam provas.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato