AUTARQUIA

Procon comemora 100 dias de nova gestão e divulga balanço

Por Sofia Sepreny 21/06/2018 - 13:43

ACESSIBILIDADE

Foto: Sofia Sepreny
Foto: Sofia Sepreny

Durante café da manhã realizado na manhã desta quinta-feira, 21, o diretor-presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Alagoas, Galba Novaes Netto comemorou 100 dias de nova gestão do órgão.

Entre os grandes feitos na administração de Galba Netto está a criação do observatório dos combustíveis, que consta na fiscalização de postos e na análise da composição para o preço final dos combustíveis.

“O observatório faz uma fiscalização mais detalhada, com apoio de outras instituições. Já foi solicitado em diversos postos a composição do preço cada órgão cuidando das suas atribuições.  Ao todo, 111 foram notificados e tiveram até o último dia 14 para apresentar a formulação dos valores”, relatou o diretor-presidente.

A iniciativa, que tem a parceria do Ministério Público Estadual, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Defensoria Pública e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), deve trazer os resultados das análises em breve.

Além da questão de fiscalização, o órgão tem viés social e busca levar informação a sociedade, mostrando possibilidade, apresentando o código de defesa do consumidor por exemplo. 

A responsabilidade social se mostra presente em projetos como  ‘Proconzinho’, como o Núcleo de Atendimento aos Superendividados (NAS), que levou orientações sobre gestão financeira para reeducandos do sistema prisional, afim de educar e incentivar-los a gerenciar suas finanças e ter conhecimento dos seus direitos como consumidor.


Encontrou algum erro? Entre em contato