manipulação de jogos

MP da Paraíba descarta envolvimento de alagoanos

Por Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão 21/06/2018 - 13:46

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O árbitro Francisco Carlos do Nascimento e o empresário Alex Fabiano, ambos alagoanos, foram descartados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) da suspeita de integrarem uma organização criminosa que realizava a manipulação de resultados no futebol paraibano.

O MPPB denunciou, nesta quinta-feira, 21, à 4ª Vara Criminal de João Pessoa 17 pessoas acusadas de praticar vários crimes para “fabricar” resultados dos jogos, beneficiando, com isso, dirigentes de times, funcionários da Federação Paraibana de Futebol (FPF), da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol e do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF).

O árbitro e o empresário alagoano chegaram a ter algumas supostas conversas gravadas e divulgadas na mídia, mas foram inocentados, pois seus nomes não foram incluídos entre os denunciados pelo Ministério Público.

Leia mais

Bota-PB e Campinense são acusados de tentar subornar árbitro alagoano 

As investigações tiveram origem em um inquérito instaurado pela Delegacia de Defraudações de João Pessoa sobre supostos desvios de valores nas prestações de contas da FPF.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MPPB, o controle e a manipulação de jogos e resultados se dava há pelo menos dez anos por parte de dirigentes da FPF, de integrantes da Comissão de Árbitros, além da participação da presidência e da procuradoria do TJDF.

Segundo a investigação, o objetivo principal da organização era obter vantagens econômica, política e associativa. A manipulação dos resultados das partidas de futebol se dava através de fraudes nos sorteios dos árbitros escalados, direcionando os juízes que integravam a Orcrim para atuarem nas partidas cujos resultados interessavam ao grupo criminoso.

As fraudes também ocorriam durante a arbitragem dos jogos para beneficiar algumas equipes. A denúncia na íntegra está no site www.mppb.mp.br.

Em nota a Federação Alagoana de Futebol, reafirmou que sempre solicitou aos seus profissionais que colaborasse e se colocasse a disposição das autoridades paraibanas.  Vale ressaltar também, que em todos os momentos, foi demonstrado a importância da operação por parte da Federação. Confira na integra:

A Federação Alagoana de Futebol por meio da Comissão de Arbitragem CA-FAF, vem por meio desta, esclarecer e informar que a Operação Cartola realizada no estado da Paraíba teve seu relatório final concluído, com indiciamento de algumas pessoas, mas nessas "NÃO" estavam presentes nenhum profissional do nosso estado.

Desde o início, solicitamos que qualquer profissional do nosso quadro que fosse citado, que colaborasse e se colocasse a disposição das autoridades paraibanas. 

Vale ressaltar também, que em todos os momentos, demostramos a importância da operação, e da condução de todos os procedimentos realizados pelas autoridades de segurança daquele estado, no sentido de que todos os fatos fossem apurados e esclarecidos, como foram. 

Portanto, continuaremos trabalhando forte em busca de uma arbitragem moderna e de qualidade, apoiando e confiando sempre em todos os integrantes do nosso quadro de árbitros, até que de forma oficial, possa vir ser provado o contrário.



Encontrou algum erro? Entre em contato