ELEIÇÕES 2018
Empresa lança software para fiscalizar a propaganda eleitoral
Ferramenta promete denunciar as famosas fraudes eleitorais na tv e no rádioA Linear Comunicação, empresa de monitoramento e gerenciamento de notícias, lançou um software que promete auxiliar o acompanhamento da propaganda eleitoral, que inicia no próximo 31 de agosto: a TV FISCAL.
A ferramenta acompanha, em tempo real, todas as inserções (pequenos trechos de vídeos e áudios dos candidatos que são veiculados ao longo do dia, na tv e no rádio) e as propagandas eleitorais durante o período do sufrágio, permitidos e regulados pelo TSE e TRE garantindo apontar possíveis fraudes eleitorais nos vídeos e áudios, tais como: inconsistências na imagem e som, conteúdo ofensivo, a não veiculação na ordem correta regulamentada, entre outros.
PENSANDO NELAS
Outra funcionalidade importante da TV Fiscal é monitorar se a reserva mínima de 30% no tempo de propaganda para candidaturas femininas será respeitada. Em maio, o Plenário TSE confirmou que os partidos políticos deverão reservar pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, para financiar candidaturas femininas.
Os mi¬nistros também entenderam que o mesmo percentual deve ser considerado em re-lação ao tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
A Tv Fiscal além de monitorar as inserções e propagandas eleitorais, também disponibiliza a gravação 24h do conteúdo das emissoras para que os partidos comprovem perante o TSE e TER, a lisura de todas as regras implantas para o pleito de 2018.