maceió

Parque do Horto vai homenagear geógrafo Fernandes Lima

Por Assessoria 27/09/2018 - 12:10

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Considerado o mais importante geógrafo alagoano do século XX, Ivan Fernandes Lima foi um dos precursores do estudo da geografia no Estado. Além de diversas publicações, entre livros e uma centena de artigos, o professor nascido em Murici deixou um legado histórico: o rebuscado mapa de Alagoas como se tem hoje, resultado de uma incursão realizada por ele para pesquisas de campo nos 102 municípios a bordo do próprio veículo. Fernandes Lima, em virtude de seus feitos, foi escolhido pela Prefeitura de Maceió e pelo Ibama como homenageado do Parque do Horto, que terá a trilha principal batizada com o nome do geógrafo.

Parque do Horto abre para visitas ao público neste sábado, 29, a partir das 09 horas, e receberá semanalmente escolas para trilhas guiadas. A escolha do nome de Ivan Fernandes Lima porque a Área de Preservação Permanente (APP) situada na sede do Ibama contará com ações de educação ambiental, além de atrativos em espaços de convivência estruturado para os visitantes.

“É uma forma simples de reconhecer os grandes feitos de Fernandes Lima e também de difundir um pouco de sua história, alguém que tanto contribuiu para o conhecimento de Alagoas do ponto de vista geográfico, além de influenciar estudiosos da área enquanto professor. Durante as trilhas, estudantes de escolas públicas e privadas poderão saber um pouco sobre este importante nome”, disse Gustavo Acioli Torres, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), pasta responsável pela administração do espaço em parceria com o Ibama.

Apesar do homônimo, não foi o nome de Ivan que batizou a via mais importante da capital alagoana. A Avenida Fernandes Lima, que ultrapassa os bairros Gruta de Lourdes e Farol, homenageia o ex-governador José Fernandes Lima. Segundo levantamentos, o nome do geógrafo batiza uma escola municipal da cidade de Piranhas, a biblioteca do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), além de uma rua no conjunto Jardim Petrópolis, em Maceió. Agora, o ilustre natural da Zona da Mata dará nome à trilha principal do mais novo parque municipal de Maceió, o Parque do Horto.

Histórico

Nascido em 27 de dezembro de 1927, Fernandes Lima faleceu aos 67 anos em decorrência de um câncer. Formado em Direito, História e Geografia – bacharelado e licenciatura -, o alagoano de Murici trabalhou por cinco anos na Petrobras na área de Cartografia. Com base no conhecimento proveniente deste período, o estudioso escreveu o livro Geografia de Alagoas, em 1965. Após a Petrobras, lecionou a disciplina Geografia em diversos colégios. No final desta década, prestou concurso para a cadeira de Geografia do antigo Liceu Alagoano.

Já em 1971, submeteu-se ao primeiro concurso da Universidade Federal de Alagoas e foi aprovado em primeiro lugar no certame. Fernandes Lima também foi pioneiro no exercício do cargo de geógrafo da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), onde realizou trabalhos de suma importância ao conhecimento geográfico mais detalhado de Alagoas

Sobre Fernandes Lima, destaca-se ainda a elaboração dos mapas político, econômico e hidrográfico do território alagoano, contribuindo também para a localização dos pontos extremos e das maiores altitudes do Estado. Geógrafos também atribuem ao estudioso a aplicação da chamada Geografia Científica, que utiliza os princípios de localização, analogia e causalidade. Fernandes Lima fez a divisão de Alagoas em zonas fisiográficas, classificou as unidades geomorfológicas e analisou a rede hidrográfica com as duas vertentes e descreveu as unidades geológicas, contribuindo com a base para estudos posteriores.

O geógrafo foi sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e chegou a presidir o Rotary Club.


Encontrou algum erro? Entre em contato