propaganda falsa

Deputada candidata à reeleição denuncia crime eleitoral

Por Com assessoria 07/10/2018 - 10:17
A- A+
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A deputada estadual Jó Pereira (MDB), candidata à reeleição, foi vítima de crime eleitoral na madrugada deste domingo, 7. A parlamentar oficializou denúncia à Polícia Federal, Ordem de Advogados do Brasil, em Alagoas, e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL).

Segundo a deputada, um grupo de pessoas ainda não identificadas promoveu um "derrame" de milhares de santinhos falsos em várias ruas de pelo menos três municípios alagoanos: Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre. 

No material de campanha falso, a imagem da parlamentar é associada ao número errado, induzindo os eleitores ao erro. Paralelamente à distribuição dos santinhos falsificados, o mesmo grupo ainda encaminhou, via redes sociais, um vídeo adulterado, também associando à fala e o nome de Jó Pereira a um número que não corresponde ao dela neste pleito. 

Parte do material recolhido será entregue aos órgãos de fiscalização para as apurações devidas. 

"É lamentável que tanta gente ainda tenha esse desapreço pela democracia e não sinta nenhum constrangimento em manipular, de forma tão covarde, a vontade das pessoas. Acreditamos que esse caso será investigado e punido com rigor pelas autoridades, para que sirva de exemplo acerca da soberania da democracia", desabafou Jó Pereira. 

O "dono" do número

Conforme o site Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número divulgado como sendo de Jó Pereira é do candidato a deputado estadual José Laerson de Lira (DEM), que tem como nome de urna "Comendador da Causa Animal". 

Em conversa com o EXTRA, Lira disse que também irá denunciar o caso às autoridades. 

"Deve ser erro da gráfica ou alguém querendo me ajudar dessa forma, uma atitude que não concordo. Também podem ter me incluído no santinho pelo meu sobrenome Lira, já que os outros números que aparecem na propaganda são da Família Lira". 

"Não compactuo com isso e espero que tudo seja investigado", finalizou. 


Encontrou algum erro? Entre em contato