TRÊS BAIRROS
Situação de emergência é decretada em Maceió
Fenômeno no solo ainda não tem causa identificada, mas danos se estendem para outras áreasO prefeito de Maceió, Rui Palmeira, publicou nessa quarta-feira, 5, no Diário Oficial do Estado, o decreto onde declara situação de emergência nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro em decorrência dos tremores, fissuras e rachaduras que se estendem por toda extensão dessas áreas, desde fevereiro deste ano.
A medida é fruto de recomendação da Defesa Civil Nacional, já que as áreas afetadas pelo fenômeno estão sendo ampliadas e não há diagnóstico sobre as causas. Um número indefinido de imóveis, já foram desocupados por conta de severas rachaduras na estrutura, cujo quadro se agrava.
Com o decreto de situação de emergência, todos os órgãos públicos do município estão convocados para atuar junto à Defesa Civil de Maceió na assistência à população afetada em caso de acidentes e desastres.
A mobilização incluirá, inclusive, os próprios moradores atingidos pelo problema. Ontem, a comunidade do Pinheiro fez uma manifestação pelas ruas do bairro cobrando respostas do poder público e denunciando o desespero das famílias com a situação de risco.
Com a publicação do decreto, será possível dispensar a licitação para aquisição de equipamentos para realização de estudos no local, além de viabilizar a liberação de recursos junto ao Governo Federal, que recentemente solicitou um senso do quantitativo de famílias afetadas pelo fenômeno.
Na semana passada, o prefeito Rui Palmeira esteve no Ministério da Integração, em Brasília, para buscar apoio federal para socorrer os bairros.