MEIO AMBIENTE

IMA autua construtora por desmatamento de Mata Atlântica

Degradação da área foi autorizada pela Prefeitura de Maceió
Por José Fernando Martins 06/04/2019 - 09:23

ACESSIBILIDADE

Divulgação
IMA autua construtora por desmatamento de Mata Atlântica

A empresa Engemat, que ganhou aval da Prefeitura de Maceió para desmatar área da Mata Atlântica, localizada parcialmente na APA do Catolé e Fernão Velho, foi autuada pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Técnicos das gerências de Fauna Flora e Unidades de Conservação e de Monitoramento e Fiscalização estiveram na região e constataram irregularidades após denúncias de moradores.

Segundo manifesto técnico do IMA, a construtora estava usando o fogo para a supressão de vegetação da mata nativa em uma área aproximada de 2,51 hectares, inclusive entre a linha férrea e estrada carroçável. Historicamente, de acordo com registros do IMA, não é a primeira vez que a área em questão sofre intervenções com o intuito de estabelecer uso do solo para fins habitacionais.

“Os registros informam que a área pertencia a Reycon Engenharia, que já solicitou licença para implantação de condomínio, sendo negada devido a impedimentos ambientais, técnicos e legais da área pretendida”, destacou a nota expedida no dia 28 de março. A área cedida para desmatamento pela prefeitura, em 2013, já tinha sofrido invasões de grupos ligados a movimentos sociais que desmataram grande parte do terreno, instalando barracos e demarcando lotes.

Conforme o Instituto, as pessoas foram retiradas da área, sendo que desde 2014 até o presente momento, a mata encontrava-se em processo de regeneração natural da vegetação que havia sido suprimida, inclusive com a implantação de cercas pelo proprietário, não havendo registros de novas interferências no local até o momento.

Leia mais no jornal EXTRA ALAGOAS nas bancas.


Encontrou algum erro? Entre em contato