PINHEIRO, MUTANGE E BEBEDOURO
Laudo preliminar sobre afundamento de bairros de Maceió deve sair nesta terça-feira
Atualização do Plano de Contingência na região depende da entrega do documento
O laudo preliminar com o diagnóstico da situação do bairro do Pinheiro e adjacências deve ser divulgado nesta terça-feira, 30, pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do órgão ao EXTRA na última sexta-feira.
Alterações em pontos de encontro em caso de evacuação, trechos do Eixo Cepa e uma possível indenização para os moradores das regiões atingidas dependem do documento que apontará as causas e o culpado.
A expectativa não é nada boa pelo que se vem comentando pelos técnicos na área. Mas, antes, de ser levado ao conhecimento público, o laudo será enviado para o Ministério das Minas e Energia, em Brasília. Apesar da confirmação, a assessoria de comunicação do órgão não informou como será feita a divulgação do documento.

Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, a atualização do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Compdec), entregue no dia 17 deste mês ao Ministério Público Estadual, tem validade até amanhã. Caso o laudo não seja apresentado, será necessária novas modificações.
Na última semana, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estiveram reunidos no escritório do Rio de Janeiro para a consolidação dos dados, debate dos resultados e elaboração do relatório sobre as origens da instabilidade. Os estudos estão sendo comandados pelo geólogo Thales Sampaio.