DIA DA INDEPENDÊNCIA

Protesto de servidores e gritos contra Jair Bolsonaro marcam desfile de 7 de setembro em Maceió

Manifestantes fizeram cobranças ao governador Renan Filho durante evento
Por Bruno Fernandes 07/09/2019 - 10:40
Atualização: 07/09/2019 - 12:37

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
Servidores da Educação cobraram reajuste salarial por parte do governador Renan Filho
Servidores da Educação cobraram reajuste salarial por parte do governador Renan Filho

Aconteceu hoje o tradicional desfile de 7 setembro celebrando, este ano, os 197 anos da Independência do Brasil. Em Maceió, o evento cívico-militar contou com a presença do governador Renan Filho (MDB) e de protestos de movimentos sociais e de servidores da Educação.

O evento começou às 8h, na Avenida da Paz, bairro do Jaraguá. Às 8h30, no Memorial à República, foi dada a ordem de marcha e na sequencia a saudação à banda de música da PMAL.

Além dos 915 homens da PM e cerca de 60 viaturas, passaram pela Avenida durante o desfile: a Marinha (Capitania dos Portos em AL), Exército (59º BIMTz), Aeronáutica (Destacamento Aéreo de Maceió), Polícia Federal, entre outros.

A corporação passou pelo palco do desfile com integrantes do Centro Musical da PM, do 1º BPM, da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e alunos do Colégio Tiradentes da Policia Militar (CPM).

Minutos após o desfile oficial, foi realizado um protesto por movimentos sociais como MST e Afronte. Os manifestantes cobraram a demarcação de terras para desenvolvimento da agricultura familiar e ecoaram gritos contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Servidores estaduais da Educação também cobraram reajuste salarial por parte do governador Renan Filho (MDB). Uma faixa destacando R$ 20 milhões investidos em publicidade foi levada pelos manifestantes, que pararam em frente ao governador.

A segurança contou com um efetivo de 130 militares, sete viaturas e nove motos. Durante o desfile foram realizados sobrevoos dos helicópteros do Grupamento Aéreo da SSP que são utilizados no patrulhamento aéreo.


Encontrou algum erro? Entre em contato