CAPACITAÇÃO

SMS abre inscrições para curso sobre cuidados com pacientes renais

Por Secom Maceió 14/12/2019 - 19:19

ACESSIBILIDADE

Divulgação
As doenças renais crônicas afetam tanto a estrutura quanto a função dos rins
As doenças renais crônicas afetam tanto a estrutura quanto a função dos rins

A Gerência de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na próxima quarta-feira (18), de 8h às 15h, o curso “Qualificação em Cuidado ao Paciente com Doença Renal Crônica”. A capacitação, que ocorre no auditório da SMS, é direcionada a médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuam na Atenção Básica do município.

Os profissionais interessados em participar do treinamento devem garantir sua inscrição por meio do Sistema Integrado de Educação Continuada em Saúde (Siecs): https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/, no site da SMS. A inscrição deve ser feita até a meia-noite do dia 17 de dezembro.


Segundo Andréa Barboza, Gerente de Atenção às Doenças Crônicas da SMS, o objetivo da capacitação é orientar os profissionais sobre o tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos por doenças crônicas. “Esse curso faz parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento técnico-científico necessário à apropriada realização das práticas de prevenção, informação, tratamento e acompanhamento dos usuários do SUS”, afirma.

A doença renal crônica

As doenças renais crônicas afetam tanto a estrutura quanto a função dos rins, tendo múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. É uma doença de curso prolongado e com evolução muitas vezes assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o principal tratamento imediato é a hemodiálise.

Os principais fatores de risco para das doenças renais são a hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença no aparelho circulatório, histórico de doença renal crônica na família, tabagismo e uso de agentes nefrotóxicos, que são remédios que fazem mal aos rins, tais como: anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos, analgésicos, entre outros.


Encontrou algum erro? Entre em contato