DIÁRIO OFICIAL

Governo reincorpora cubanos ao Mais Médicos; AL recebe 4 profissionais

Por Bruno Fernandes 18/05/2020 - 15:52
Atualização: 18/05/2020 - 16:04
A- A+
Agência Brasil
Em 2018, o governo de Cuba informou a saída do programa social Mais Médicos
Em 2018, o governo de Cuba informou a saída do programa social Mais Médicos

Um grupo de médicos cubanos será reincorporado ao programa Mais Médicos para o Brasil. A lista com os nomes e cidades de destino foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18, pelo Ministério da Saúde.

Alagoas receberá quatro médicos cubanos que vão trabalhar em quatro municípios: Água Branca, Colônia Leopoldina, Igreja Nova e União dos Palmares.

Além de Alagoas, foram beneficiados Acre, Bahia, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.

Em 2018, o governo de Cuba informou a saída do programa social Mais Médicos. Com a decisão, 132 profissionais da área de saúde deixaram Alagoas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os médicos atuavam em 70 cidades alagoanas, principalmente nas regiões do Agreste e Sertão nas mais diversas especialidades.

A decisão do governo cubano citava "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

No mês de março deste ano, o Ministério da Saúde informou que 7.167 médicos já haviam se inscrito no edital do Mais Médicos para o Brasil aberto para reforçar as equipes de saúde em função da epidemia do novo Coronavírus.

A pasta estima um total de R$ 1,4 bilhão em investimentos, e que esses profissionais poderão atuar em mais de uma unidade de saúde, o que deverá ser organizado pelas respectivas secretarias de saúde.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato