Quaest
Lula lidera pesquisa e venceria todos os cenários de segundo turno em 2026
Mesmo com queda na popularidade, presidente supera Jair Bolsonaro
A mais recente pesquisa da Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), aponta que, apesar da queda na popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito em todos os cenários testados pelo instituto.
O levantamento indica que Lula mantém vantagem na pesquisa espontânea e venceria os sete cenários hipotéticos de segundo turno projetados. O confronto mais acirrado seria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual Lula alcançaria 44% das intenções de voto contra 40% de Bolsonaro. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, o resultado configura um possível empate técnico.
Com a inelegibilidade de Bolsonaro, a pesquisa também simulou um eventual embate entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, cenário no qual o petista venceria por 44% a 38%. Esse seria o segundo resultado mais competitivo entre os adversários testados.
-
Joaquim Gomes
MPF inspeciona aldeia Wassu Cocal e constata precariedade habitacional
-
BAIRROS AFUNDANDO
Governo federal realiza visita técnica ao bairro do Pinheiro nesta quinta
-
ECONOMIA
Craíbas: Mineração Vale Verde conclui venda para grupo chinês BNMC
-
OPERAÇÃO
Polícia desmantela organização criminosa com atuação em quatro estados
Entre os governadores cotados para disputar a Presidência, Lula também levaria vantagem. Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, o petista venceria por 43% a 37%. Já em disputas contra Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO), os resultados seriam os seguintes:
Lula 42% x 35% Ratinho Júnior
Lula 44% x 30% Caiado
Lula 43% x 31% Zema