RACISMO

OAB investiga caso de tortura de jovem negro por segurança do GBarbosa

Por José Fernando Martins 23/11/2020 - 10:11

ACESSIBILIDADE

Divulgação
GBarbosa, no Tabuleiro do Martins
GBarbosa, no Tabuleiro do Martins

Um jovem negro, de 19 anos, registrou boletim de ocorrência acusando o supermercado GBarbosa, em Maceió, de agressão e racismo. Elefoi à unidade da Feirinha do Tabuleiro na manhã de sábado, 21, para comprar um celular.

No entanto, quando olhava o aparelho foi acusado de ter furtado outro celular em um dia anterior. Depois, ele foi encaminhado para uma sala onde foi agredido por duas horas. Sob tortura, foi obrigado a gravar um vídeo confessando o crime. 

"Eu saquei R$ 1.200 do auxílio emergencial na CAIXA e fui com R$ 1.090 no bolso para o GBarbosa da Feirinha do Tabuleiro para comprar um celular. Quando eu estava lá chegou um homem e pegou na minha cintura por trás dizendo que era policial e que eu já tinha roubado um celular lá. Ele me levou para uma salinha e me agrediu", relatou. 

De acordo com o advogado da vítima, Basile Christopoulos, "ele fez um exame de corpo de delito no IML, fez um boletim de ocorrência para punir aqueles que o torturaram e praticaram essa violência física".

Nesta segunda-feira, 23, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), por meio da Comissão de Promoção de Igualdade Social, repudiou, em nota, a agressão e tortura sofridas por um jovem negro, em um supermercado no bairro Tabuleiro dos Martins, no último sábado.

"O caso lamentável ocorreu após o Dia da Consciência Negra e dois dias após a morte de um homem, também negro, espancado por seguranças em um supermercado em Porto Alegre. A OAB-AL salienta a urgência de medidas concretas e afirmativas na luta antirrascista, que afeta vidas negras em nosso estado, no país e no mundo. A Comissão de Promoção da Igualdade Social aguarda maiores informações sobre o caso e está de prontidão para tomar medidas cabíveis diante do preocupante caso de violência", informou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato