BAIRROS AFUNDANDO

Defesa Civil determina que Braskem suspenda perfuração em área de tremor

Por Com Secom 05/11/2021 - 20:48
Atualização: 05/11/2021 - 21:50
A- A+
Ronald Luca / Secom Maceió
Medida foi tomada durante reunião entre Defesa Civil, GGI dos Bairros e técnicos da Braskem
Medida foi tomada durante reunião entre Defesa Civil, GGI dos Bairros e técnicos da Braskem

A Defesa Civil de Maceió determinou que a mineradora Braskem interrompa os trabalhos de perfuração na área das minas que estão sendo preenchidas no bairro do Mutange. A decisão ocorreu após a confirmação de um evento sísmico ocorrido na manhã desta sexta-feira (5).

De acordo com os sismógrafos e aparelhos de DGPS, que compõem a rede de monitoramento desses bairros, o evento ocorreu próximo ao prédio do Hospital Psiquiátrico José Lopes, onde a mineradora Braskem, apontada pelo Serviço Geológico do Brasil como causadora do afundamento do solo, realiza o trabalho de preenchimento das cavidades dos poços.

Durante uma reunião, que ocorreu na tarde de hoje, os técnicos da mineradora afirmaram para a Coordenação da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) que duas das atividades desenvolvidas pela empresa para o preenchimento das minas podem ter provocado o abalo.

A primeira possibilidade tem a ver com a perfuração que as equipes estavam fazendo em um dos poços, localizado a aproximadamente 700 metros de profundidade, para poder proceder com o preenchimento das cavidades, segundo explicado pelos técnicos da Braskem.

A segunda hipótese é de que um tubo que era usado na extração de sal-gema, que estava dentro da cavidade, pode ter se deslocado e provocado o sismo. As atividades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento.

Segundo registrado pelos equipamentos, não houve registro de movimentação de solo em outros pontos dos bairros afetados. Ainda de acordo com o Cimadec, o que os moradores dos bairros sentiram foi reflexo desse tremor.

Equipes de Brigadistas e da Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió estão realizando rondas e vistorias nas regiões próximas do local do epicentro do evento e das áreas no entorno do Mapa 04 de Linhas e Ações Prioritárias.


Encontrou algum erro? Entre em contato