SÃO FRANCISCO
Hidrelétrica de Xingó alcança maior nível de vazão e rio vive situação de cheia

A vazão da Hidrelétrica de Xingó aumentou para 4 mil metros cúbicos por segundo nesta segunda-feira,24. O volume das águas é monitorado em municípios de Alagoas e Sergipe. No final de semana, a cheia do rio gerou inundações em povoados ribeirinhos e área de comércio e lazer nos dois estados.
O aumento da vazão da hidrelétrica foi anunciado em carta circular pela Chesf no último dia 11 deste mês. Prefeituras receberam alerta para adotar medidas que evitassem tragédias, como evacuar moradores, oferecer abrigos e, principalmente, divulgar o aumento do nível das águas.
Segundo a Chesf, as cheias no rio são decorrentes das fortes chuvas em Minas Gerais, onde o Rio São Francisco nasce. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está monitorando a situação da cheia e os impactos decorrentes da elevação das águas na vida dos ribeirinhos, fauna e flora da região.
Em Penedo, a área das barracas da Prainha, espaço frequentado por moradores e turistas, deve ser evacuada. A equipe formada por representantes de setores da Prefeitura de Penedo orientou os comerciantes sobre a necessidade de retirar equipamentos, principalmente freezers e geladeiras, assim como suspender o atendimento ao público.
O reforço no trabalho de informação realizado desde o início da semana, quando a CHESF emitiu o alerta para situação de cheia na região Baixo do São Francisco, foi acompanhado pela disponibilidade de transporte para a remoção do material e das pessoas.
O monitoramento do rio São Francisco em Penedo aponta que a lâmina d’água está próxima de atingir a altura de 3 metros, praticamente o dobro do nível registrado na segunda-feira, 15 de janeiro. Na primeira data do acompanhamento diário o rio estava com 1,75 m na régua instalada ao lado da estação do SAAE Penedo, na Rocheira.
Em função do panorama atual, a Defesa Civil de Penedo orienta que moradores e visitantes evitem entrar no rio, principalmente nas imediações da Prainha, local onde cobras foram avistadas durante a inspeção realizada na manhã de hoje.