MEIO AMBIENTE
MPF vai investigar aparecimento de peixes mortos na Lagoa Mundaú
Vídeos que passaram a circular nas redes sociais mostram crianças pegando os peixes com as mãosO Ministério Público Federal em Alagoas (MPF-AL) vai investigar o aparecimento de peixes mortos em vários pontos da Lagoa Mundaú, em Maceió, durante o último final de semana.
Vídeos que passaram a circular nas redes sociais mostram crianças pegando os peixes com as mãos. Também dá pra ver um produto com aspecto oleoso misturado à água, possivelmente despejado na lagoa.
Ao menos 10 kg de peixes estavam boiando nas margens da Lagoa. Além de peixes, camarões e siris também morreram e foram capturados por pescadores e moradores do Flexal de Baixo, no bairro do Bebedouro.
De acordo com o comunicado, o órgão já encaminhou ofício aos técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) solicitando os laudos das análises da água e dos peixes mortos coletados.
Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas estiveram ontem, 15, e recolheram amostras em três pontos da Lagoa Mundaú, para entender o que teria causado a morte dos animais.
O MPF também enviou ofício para a Braskem "para que informe se houve alguma intercorrência em suas operações que tenha resultado em poluição e mortandade de peixes na Lagoa em 13/03".
Além de informações à empresa, o órgão fiscalizador também solicitou à Braskem imagens de câmeras de segurança instaladas pela empresa na região afetada que possam ter flagrado alguma movimentação suspeita na região.
Publicidade