NOVO AUMENTO
Aneel aprova aumento de 20% na tarifa de energia da Equatorial Alagoas
Decisão torna quase nula o fim da bandeira de escassez hídrica anunciado pelo governo federal
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 26, o aumento médio de 19,86% das tarifas da Equatorial Alagoas para consumidores residenciais. As novas tarifas serão aplicadas a partir do dia 3 de maio para 1,2 milhões de clientes.
Os reajustes dos valores foram impactados, segundo a Aneel, especialmente, pelas despesas relacionadas às atividades de compras e distribuição de energia motivados pela crise hídrica, além de custos com encargos setoriais.
relacionadas_esquerda
Foram fixadas, ainda, as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição e as Tarifas de Energia Elétrica aplicáveis aos consumidores e usuários da Equatorial Alagoas. Para consumidores de média e alta tensão, o valor médio do reajuste será de 19,88% e também passa a valer no dia 3 de maio.
A decisão da Aneel torna quase nula o fim da bandeira de Escassez Hídrica anunciado pelo Governo Federal no começo de abril e que passou a ser valida no dia 16 deste mês e que estimava reduzir em até 20% o valor da conta de luz do cidadão brasileiro.
Desde setembro de 2021, a bandeira Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, era a vigente. Esse valor extra foi necessário para compensar os custos de energia, que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, em 2021, o pior em 91 anos.
Publicidade