TECNOLOGIA
Sinal 5G puro chega a Maceió no mês de setembro, anuncia prefeitura

Até setembro deste ano, o maceioense poderá desfrutar da tecnologia 5G. A garantia é dada pelo secretário Antonio Carvalho, do Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió. Deste modo, a capital alagoana estará entre as primeiras do País e a primeira do estado a entrar na quinta geração das redes móveis.
Segundo Antonio Carvalho, a atual fase do processo de instalação da tecnologia 5G em Maceió é de “limpeza da faixa”. Para não haver interferência entre o 5G e o sinal de televisão via satélite, a Anatel decidiu esvaziar a frequência de 3,5 GHz mantendo-a livre para as redes móveis, processo que requer a substituição de milhares de s parabólicas convencionais espalhadas pelo Brasil, sobretuo em Maceió.
“Sem dúvida alguma, já percebemos que o sinal pega em alguns pontos da capital. O que não representa o 5G puro. O processo de limpeza da frequência 3,5 GHz está ocorrendo gradativamente”, explica o secretário. A vinda do 5G vai permitir uma maior e mais rápida conectividade entre as pessoas e nos serviços que dependem das redes móveis.
O Distrito Federal já possui a tecnologia e as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa estão realizando testes antes da ativação. Até 31 de julho de 2023, a ampliação se dará para capitais com uma antena para cada 50 mil habitantes; em 2024 para cada 30 mil habitantes. Já em 2025, além das capitais, a ampliação será possível para os municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes, com no mínimo uma antena para cada 10 mil habitantes.
Ainda conforme o cronograma, 45 trechos de rodovias federais de Alagoas, cerca de 286 km, devem ser cobertos pelo 5G. A implantação, no entanto, não foi iniciada. A perspectiva é que isso ocorra a partir de dezembro de 2023, já que o estado precisa se adequar às leis.
No estado, quatro operadoras (Brisanet, Claro, Telefônica e TIM) irão dispor da tecnologia 5G, além da Winity Telecom, que em decorrência do Edital do 5G, assumiu o compromisso de cobertura do Serviço Móvel Pessoal nas rodovias.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Maceió assinou o protocolo de intenções que vem ajudando a capital de Alagoas a ter a estrutura que viabilize a instalação do 5G. A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. A implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Além disso, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.