LUTO
Aos 89 anos, morre o historiador alagoano Moacir de Sant’Ana
Moacir foi o primeiro diretor do Arquivo Público de Alagoas
Morreu neste domingo (13), aos 89 anos, Moacir Medeiros de Sant’Ana, professor, pesquisador e doutor em história de Alagoas. A causa da morte dele não foi divulgada. O governador de Alagoas, Paulo Dantas por meio de suas redes sociais decretou luto em razão da morte do historiador.
''Estou decretando luto por três dias pelo falecimento do professor e historiador Moacir Sant'Ana, fundador do Arquivo Público de Alagoas e maior documentarista da nossa terra'', escreveu Dantas em seu twitter.
Reconhecido nacionalmente por suas pesquisas e escritos, o filho do Mestre Zaluar e de D. Marina foi premiado com a sua eleição para a Academia Alagoana de Letras e para o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. O Instituto Arqueológico e Histórico e Geográfico Pernambucano o nomeou sócio correspondente. Foi ainda, durante vários mandatos, membro do Conselho Estadual de Cultura de Alagoas.
Em 2002, quando ainda dirigia o APA, recebeu da Ufal o título de Doutor Honoris Causa. Ainda estudante foi assessor na Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar de Alagoas e, em 1961, tomou posse como o primeiro diretor do Arquivo Público de Alagoas, instituição criada oficialmente em 30 de dezembro de 1961 (Lei nº 2.428), no governo de Luiz Cavalcanti.