DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
União dos Palmares festeja data voltada ao fim do racismo e igualdade social
Prefeito KIl convida população À Serra da Barriga, onde se instalou o Quilombo dos Palmares
A cidade-berço do maior movimento de resistência à escrivão no Brasil comemora – desde o início desta semana – o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. União dos Palmares celebra a data com uma programação que destaca a língua, gastronomia, religião, arte, hábitos e beleza negras, além dos aspectos culturais que influenciaram e construíram a história dos brasileiros. A data, 20 de novembro, faz referência à morte do líder negro Zumbi, do Quilombo dos Palmares, em 1695, por bandeirantes e após longa luta contra a escravidão e pela garantia de direitos reivindicados pelos afrobrasileiros da época.
União dos Palmares vive dias de festa, de orgulho dos cidadãos pelo que representa na história brasileira em defesa da liberdade. No decorrer desta Semana da Consciência Negra vários eventos em diferentes espaços foram realizados pela Prefeitura e parceiros, como o governo do Estado. Ao anunciar a programação, o prefeito Areski Freitas, o Kil, reforçou que o município não poderia deixar de ter uma programação especial para uma “temática tão importante que carrega toda história e legado de nossa cidade para o mundo”.
O objetivo da festa é contribuir, ainda na atualidade, com a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social, fortalecendo a percepção histórica e cultural que os negros e toda a população brasileira têm de si mesmos, dessa forma diminuindo ações de preconceito.
“Vamos juntos, por um mundo cada vez mais justo, sem racismo!”, enfatizou o gestor. A programação incluiu o evento Pôr do Sol na Serra [da Barriga], concurso Beleza Negra, Projeto Anajô Vamos Subir à Serra, que será encerrado neste sábado [confira a programação no @vamossubiraserra] e o 1° Campeonato de Breaking Estudantil.
Neste sábado a programação começa às 16 horas com apresentação da Berimbalada de Palmares (concentração na Praça Basiliano Sarmento em direção à Estação Ferroviária), shows no palco alternativo da Estação (Cufa) com Dj Pedro Roots, Dj Kareca Roots, MC Roseane, Afoxé Recife, Banda Nação Palmares, Banda Art Divina. Às 22 horas haverá shows no Espaço Jatobá com Isegoria e outras atrações.
No domingo (20) às 8 horas começam apresentações na Serra da Barriga com Grupo de Capoeira Candeias e Grupo Afro Olóómi Ááyyé. Às 14h, a programação continua com o Pôr do Sol na Serra, trilha do Sol, Muxima de Palmares e Love Jah, encerrando às 20h com shows no Espaço Jatobá com Unidade Nova Praia, Raízes de Zumbi, Edson Gomes e Tribo de Jah